True Detective foi um esmagador sucesso de crítica e audiência.

Quarta temporada de True Detective faz jus ao pedigree da famosa série da HBO

Em 2014, a HBO surpreendeu o público com uma série de suspense diferente de tudo o que já fora visto na TV, até então. Estrelada por Matthew McConaughey e Woody Harrelson, a primeira temporada de True Detective foi um esmagador sucesso de crítica e audiência.

A trama mostrava os esforços de dois investigadores para desmantelar uma quadrilha de pedófilos que agia no sul dos EUA. Além dos climas pesados, reviravoltas na trama e fotografia excepcional, a série se destacava por sua qualidade cinematográfica, o que acabou se tornando uma das assinaturas da atração. Com temporadas independentes (ou seja, cada ano da série conta com protagonistas e enredos inéditos, sem muita conexão com os das temporadas anteriores), True Detective seguiu em frente apresentando temas curiosos, mas que nunca se igualaram aos daquela primeira aventura com McConaughey e Harrelson.

A mais recente safra do programa, já disponível para os assinantes da HBO, finalmente muda essa realidade, sendo tão interessante como a temporada de estreia. Dessa vez, temos a veterana atriz Jodie Foster vivendo uma obstinada, mas de difícil trato, policial que atua em uma das regiões mais distantes e inóspitas dos EUA. Outro diferencial da nova temporada é que, pela primeira vez, a trama policial apresentada tem uma “pegada” sobrenatural, o que transporta os fãs da série para um território inteiramente diferente.

DESAPARECIMENTO

True Detective: Night Country se passa na cidade fictícia de Ennis, no Alasca, e acompanha a investigação do desaparecimento de oito homens que trabalhavam em uma estação de pesquisa. Além de Jodie Foster, a atriz Kali Reis brilha, na atual temporada, no papel da policial Evangeline Navarro. Todo o elenco de apoio também é excelente e a equipe se achava em grande forma quando realizou os episódios, que são cheios de ação, drama, suspense e personagens críveis e memoráveis.

Inicialmente, o criador da série, Nic Pizzolatto, estava diretamente envolvido na realização dos novos episódios. Entretanto, Issa López acabou desempenhando o papel de showrunner da quarta temporada, escrevendo e dirigindo todos os capítulos de Night Country. Pizzolatto só participou como produtor executivo.

Antes do lançamento da terceira temporada de True Detective, Pizzolatto afirmou que tinha uma ideia “muito selvagem” para uma pretendida quarta temporada do programa. Mas foi apenas “fogo de palha”. Em janeiro de 2020, Pizzolatto assinou contrato com a Fox 21 Television Studios e a FX Productions, o que colocou em dúvida seu envolvimento em a quarta temporada. No ano seguinte, a HBO começou a explorar ideias para os próximos episódios junto a outros escritores, incluindo Lucía Puenzo e Sam Levinson.

Em março de 2022, a HBO anunciou que a nova temporada finalmente estava em preparo, antecipando que o título seria Night Country. López foi incumbida de escrever, dirigir e atuar na produção executiva, ao lado de Barry Jenkins, Adele Romanski e Mark Ceryak.

MISTÉRIO

Outra quebra de protocolo interessante da nova safra de True Detective é que seus episódios foram totalmente filmados à noite, já que o enredo é ambientado em um local cujo inverno é privado da presença do sol. Isso dá um clima ainda mais soturno e misterioso aos episódios, que, em certos momentos, flertam com o gênero “Terror”. Entretanto, o relato das investigações policiais conduzidas pelas protagonistas segue a linha “pé no chão” das temporadas anteriores, com muita violência e sustos permeando os episódios.

Ao preparar o quarto ano do programa, Issa López optou por criar um “espelho negro” da primeira temporada: Segundo ela, enquanto os episódios inaugurais tinham uma proposta bem masculina e se passavam em locações ensolaradas, Night Country “é frio, escuro e feminino”. López também se inspirou em alguns clássicos do cinema de terror ao conceber o visual e a ambientação da quarta temporada, incluindo os filmes O Enigma de Outro Mundo, O Iluminado e até mesmo Alien, o Oitavo Passageiro.

Outra inspiração foi a música “Bury a Friend”, de Billie Eilish, de 2019, que López descreve como “uma musiquinha tão sombria, temperamental, divertida e sinistra que pensei que poderia funcionar perfeitamente”. A canção foi usada como fundo musical da abertura dos novos episódios. López começou a ouvir Eilish durante lockdown da COVID-19, quando escreveu a temporada.

Se você ainda não conhece esta série fenomenal da HBO, Night Country é uma boa oportunidade para mergulhar no universo assustador de True Detective. E também, de constar que, apesar da invasão de filmes e séries de super-heróis, que tornou o entretenimento bastante previsível nos últimos anos, ainda há vida inteligente em Hollywood.