Stranger Things retorna à tela do Neflix

Stranger Things retorna à tela do Neflix em uma temporada cheia de novidades e reviravoltas

Por Eduardo Torelli Fotos Divulgação

A turma de heróis mais popular da Cultura Pop está de volta à tela da Netflix, em uma nova (e muito aguardada) temporada. Um pouco mais “maduros”, mas mantendo o mesmo carisma que fez deles queridinhos do público e da crítica, os protagonistas de Stranger Things voltam a enfrentar perigos deste e do outro mundo em episódios cheios de novidades e reviravoltas.

A quarta temporada da atração demorou a sair do forno em razão da pandemia, que paralisou o mundo e a indústria do entretenimento durante meses. Ao longo desse tempo, muita gente se perguntou se a popular série de fantasia e aventura não teria encerrado seus dias. Embora tenha sido anunciada pelo serviço de streaming em setembro de 2019, a nova temporada só teve sua estreia confirmada em fevereiro deste ano.

Por conta das dificuldades enfrentadas pela equipe durante a pandemia, os realizadores não tinham certeza de que conseguiriam entregar os novos episódios dentro do prazo estipulado para a estreia. Por essa razão, a atual temporada estreou na Netflix de forma diferente à das anteriores: os capítulos foram divididos em dois volumes – o primeiro estreou em maio de 2022, enquanto o segundo deverá ser disponibilizado aos assinantes no próximo dia 1 de julho.

Quem ainda não conferiu os novos episódios pode esperar mais do mesmo daquela irresistível mistura de ficção científica, drama e nostalgia que tornou a atração um sucesso entre crianças, adolescentes e adultos.

CONSPIRAÇÕES E MONSTROS

Em 2016, quando lançaram a série, os showrunners da franquia (os irmãos Matt e Ross Duffer) certamente não esperavam que o título pudesse fazer tanto barulho. Dizem que a premissa básica de Stranger Things foi sugerida pelo algoritmo da plataforma, que indicava uma grande busca, por parte dos assinantes, por filmes da década de 1980. Porém, atribuir o êxito da série apenas a esse fator é um erro grosseiro de interpretação. O algoritmo pode ter dado as diretrizes aos realizadores, mas a atração não teria feito a cabeça de tanta gente se não fosse muito bem escrita e produzida.

Os assinantes do Netflix rapidamente se apaixonaram pelos jovens heróis Mike, Dustin, Lucas e Will – garotos bem comuns dos anos 1980, interessados em jogos e filmes e com um perfil meio nerd, que de repente tropeçam em uma trama recheada de mistérios, envolvendo projetos científicos polêmicos, conspirações governamentais e monstros vindos de outra dimensão.

É claro que o saudosismo do roteiro ajudou Stranger Things a se tornar um fenômeno que apela às mais diversas gerações. Os mais jovens tiveram uma amostra do fascínio despertado por filmes icônicos dos anos 1980, como ET – O Extraterrestre, Os Goonies e Os Caça-Fantasmas (que eram referenciados nos diálogos e situações da trama), enquanto os adultos puderam reviver sua infância e adolescência.

Esse saudosismo foi mantido nas próximas temporadas da série, que continuaram a explorar a memória cultural dos anos 1980. Em muitas cenas, os personagens apareciam em shopping-centers (que, naquela década, eram um ponto de encontro para os mais jovens) ou brincando com jogos que fizeram sucesso na época, como Dungeons & Dragons.

AMADURECIMENTO

Na terceira temporada da série, que estreou em 4 de julho de 2019, o público viu os personagens principais lidando com as questões da adolescência, ao mesmo tempo em que enfrentavam novas ameaças sobrenaturais. A quarta temporada traz os heróis ainda mais crescidos e às voltas com outros problemas da maturidade. Um aspecto interessante de Stranger Things é que, como em Harry Potter, o público tem a oportunidade de testemunhar o amadurecimento dos atores ao mesmo tempo em que acompanha o desenrolar da série.

Os novos episódios não devem nada aos anteriores e mantém o mesmo alto padrão de roteiro, produção e direção que consagraram as demais temporadas. E, é claro, também são repletos de mistérios e situações estranhas, que não podem faltar no universo surreal da franquia.

A quarta temporada se passa em 1986 e mostra que Joyce, Will, Jonathan e Onze agora vivem na Califórnia, onde “Onze” tenta lidar com a perda de seus superpoderes. Já Mike e Dustin continuam morando em Hawkins e, agora, fazem parte do “Clube Hellfire” (uma confraria de fãs de Dungeons & Dragons). Não demora muito para que eventos sobrenaturais horripilantes ponham a turma novamente em ação, obrigando seus integrantes a encarar novos e perigosos desafios.

Ainda no comando da atração, os irmãos Duffer acumulam as funções de produtores executivos e diretores dos dois primeiros episódios da nova temporada. Com um total de nove episódios, esta safra de capítulos de Stranger Things é coestrelada por Winona Ryder, David Harbour, Finn Wolfhard, Millie Bobby Brown, Gaten Matarazzo, Caleb McLaughlin, Noah Schnapp, Sadie Sink, Natalia Dyer e Charlie Heaton.