Com uma trama repleta de suspense e misticismo, 30 Moedas é um pequeno tesouro disponível para os assinantes da HBO
Há algumas séries que, por sua originalidade e carisma, furam a “bolha” dos grandes sistemas de distribuição e, com a ajuda de seus espectadores fiéis, se mantém relevantes e até voltam a entrar em cartaz após terem sido canceladas, como uma Fênix ressurgida das próprias cinzas.
Um exemplo é Jericó, de 2006, que teve sua exibição abruptamente interrompida pela rede americana CBS, mas acabou ganhando um episódio final que não estava nos planos dos realizadores. O motivo? O público fez uma campanha maciça para que a emissora lhe desse a prometida conclusão da trama e, sem alternativa, foi atendido pela CBS.
O mesmo poderá acontecer com um grande sucesso da HBO que fez fama em todo o mundo com seus episódios repletos de mistério, adrenalina, drama e um toque sobrenatural: 30 Moedas, série espanhola criada por Álex de la Iglesia (que também assina os roteiros e a direção da atração) e que mostra os desafios enfrentados por um padre exorcista exilado em um vilarejo distante. Ele também é a única pessoa na Terra capaz de deter uma conspiração global que vai decidir o futuro de toda a humanidade.
Cancelada após a segunda temporada, a série (ainda disponível para os assinantes da HBO) tem chances de ganhar uma terceira temporada em outra plataforma, já que seus admiradores contam com isso e Álex de la Iglesia está disposto a tudo para atendê-los. Inclusive, a intricada trama de 30 Moedas foi inicialmente pensada como uma trilogia.
SUSTOS GENUÍNOS
O que o seriado tem de mais admirável, além da produção impecável, bom elenco e direção de arte e efeitos visuais caprichados, é a capacidade de realmente assustar o espectador com momentos e situações que lembram os grandes clássicos do gênero, como O Iluminado e O Exorcista. Esqueça o terror formulaico e politicamente correto que passou a dar o tom nas obras baseadas em livros de Stephen King, cada vez mais “comportadas” e previsíveis.
Nos sombrios episódios de 30 Moedas, tudo pode acontecer. Humanos são paridos por animais, criaturas grotescas e inomináveis se esgueiram sob os esgotos, a serviço de uma força satânica que quer dominar o mundo, e até a Igreja foi corrompida por um poder inimaginável, que destrói qualquer fé, convicção ou caráter. A primeira temporada da série estreou em 29 de novembro de 2020, na HBO Europa, rapidamente se destacando entre as atrações oferecidas pela plataforma.
Em meados do ano passado, após o serviço anunciar que não renovaria o título, Álex de la Iglesia informou aos fãs que os episódios da terceira e última temporada já estavam escritos, e que ele irá encontrar outra forma de produzi-los.
PROSCRITO
Além do Padre Vergara, um homem amargurado que se mantém fiel às suas crenças apesar de ser considerado um proscrito pela Igreja, o time de heróis de 30 Moedas conta com a veterinária Elena, que o ajuda a desvendar o mistério envolvendo uma das moedas de prata entregues a Judas Iscariotes como prêmio pela traição de Jesus. Pouco a pouco, a pacata vida que Vergara e Elena levam na província espanhola de Pedraza é virada de ponta-cabeça.
A revelação de que, no passado, Vergara causou a morte de um jovem enquanto tentava exorcizá-lo agrega uma dose extra de drama e tensão ao enredo. A partir daí, a aventura se transfere para os mais diversos locais do mundo – de Paris ao Oriente Médio –, com a dupla Vergara e Elena encarando ameaças tão assustadoras como inusitadas: um clone do ex-marido de Elena, criado a partir do pó por uma feiticeira; um espelho que dá acesso a uma realidade paralela à nossa; uma taboa de Ouija que faz as pessoas desaparecerem; e cadáveres transformados em zumbis indestrutíveis pela magia das 30 moedas.
O site americano agregador de críticas Rotten Tomatoes aferiu que a primeira temporada da série obteve uma taxa de aprovação de 91% com base em 11 avaliações de críticos, conquistando uma classificação média de 7,7/10. Scout Tafoya do Roger Ebert consideraram a série “divertida”, afirmando que seus realizadores “entregam uma versão católica dos Horrores Cósmicos de William Hope Hodgson e HP Lovecraft”.
Com produção da Pokeepsie Films para a HBO Europe (e participação da HBO Latin America), 30 Moedas teve grande parte de suas cenas filmadas em Pedraza, uma província de Segóvia. Também foram rodadas algumas sequências em Sepúlveda, na Barragem de Aldeadávila (uma província de Salamanca), Nova York, Jerusalém, Paris, Genebra e Roma.