MUDANÇA DE ARES

0

O tempo está passando muito rápido e daqui a pouco janeiro está ai. No começo do ano é a hora de recomeçar e atualizar tudo o que for possível, inclusive a automação

JOSÉ ASSUNÇÃO RODRIGUES JUNIOR

O começo do ano é hora de tirar da gaveta certos planos e colocá-los em prática. E, se o plano em questão for construir uma nova residência, reformar ou mesmo atualizar uma já existente, não deixe de implantar um sistema de automação ou um sistema domótico. Lembre-se: estes sistemas oferecem muitas facilidades em seu dia-a-dia, além de mais segurança e economia de energia, e aumentam o valor do seu imóvel.

Para efeito de esclarecimento, soluções de automação promovem a automatização de qualquer sistema de uma residência, como: iluminação, persianas motorizadas etc. São sistemas simples e exigem pouca (ou nenhuma) infraestrutura para serem implantados. Sistemas domóticos são os que integram todos os sistemas elétricos de uma residência e, geralmente, precisam de projeto e infraestrutura específica, alterando significativamente a instalação elétrica convencional (em certos casos, pode significar uma nova maneira de se projetar e instalar a elétrica de uma residência).

PLANEJAMENTO

Quando falamos em sistemas de automação e/ou sistemas domóticos, podemos expressar duas verdades: A primeira é que todos os sistemas disponíveis no mercado funcionam, porém, seu desempenho dependerá da empresa instaladora escolhida, da instalação elétrica existente (no caso de reforma), do treinamento que a empresa instaladora oferece ao cliente, dos serviços de pós-venda e da utilização.

A segunda é que, no mercado, há um grande número de sistemas de automação e sistemas domóticos. Para saber qual é o mais adequado às suas necessidades, devemos começar identificando, quantificando e tipificando suas necessidades. A partir daí, é feita a escolha.

Não se deixe encantar, apenas, pelos efeitos pirotécnicos que certos sistemas apresentam, pois, quanto mais efeitos, mais complexos e caros estes sistemas serão. E nem sempre você terá oportunidade de usá-los em seu dia-a-dia! Na escolha do sistema domótico para a sua residência, não faça escolhas baseando-se somente na amizade com o dono de alguma empresa instaladora. Consulte um especialista. É melhor conquistar um novo amigo do que perder um amigo antigo!

NÃO “COMPRE” UM PROBLEMA!

Conheça as empresas, peça referências, visite o showroom, peça para entrar em contato com clientes que já instalaram o sistema para saber sobre o desempenho do sistema no dia-a-dia e sobre a qualidade dos serviços que a empresa instaladora presta. Verifique, também, a documentação que a empresa entrega após o sistema ser implantado, tais como: certificado de conclusão de obra, manual do usuário, built da implantação e o contrato de manutenção. Se for o caso, peça para o fabricante indicar um instalador credenciado. Todos os sistemas de automação residencial e sistemas domóticos têm sites na internet. Consulte. Tire dúvidas!

Se o problema é a falta de familiaridade com a tecnologia, ou o receio de estar “comprando um problema”, o ideal é começar por sistemas mais simples, instalados em ambientes determinados – e, com o tempo, ir ampliando, conforme a necessidade. Com tanta tecnologia disponível, não construa uma nova residência “obsoleta”!