Bancada da cozinha: Além da utilidade

0

A bancada da cozinha deixou de ser o lugar apenas da pia. Sabendo escolher o seu local e material, é possível utilizar para decorar o ambiente

A cozinha é o lugar da casa que passamos uma boa parte do tempo. Na hora de projetar a mesma, mil perguntas e mil opções permeiam as escolhas para equipar o ambiente. Há tempos, a bancada ganhou o status de elemento funcional e deixou de ser apenas o espaço onde está a cuba. Saindo da tradicional receita ‘parede + janela’, tornou-se elemento central que recebe os familiares e os amigos em torno do fogão.

Para esclarecer dúvidas e ajudar na escolha da bancada perfeita para cada estilo, a arquiteta Luciana Tomás, destaca que a escolha do projeto deve relacionar quatro pontos fundamentais – estética, durabilidade, praticidade e higiene.

“Durante a fase do projeto, é sempre importante colocar juntas todas as amostras dos materiais. Azulejos, armários, revestimentos e a pedra da bancada devem apresentar harmonia entre cores e acabamentos”, conta Luciana.

Ainda sobre os materiais, a arquiteta lista algumas características a serem consideradas. Embora bastante higiênico, o aço inox na bancada pode riscar com mais facilidade. Luciana indica como boas soluções: Granito, Porcelanatos e Pedras Compostas.

Cuidados

Para que com o passar do tempo, a bancada escolhida não estrague, é preciso tomar alguns cuidados. A arquiteta acredita que para ter um melhor resultado, as dicas a seguir devem ser seguidas:

– Para a limpeza da cuba de aço inox, use panos e buchas macias e evite produtos de limpeza como polidores e saponáceos, que podem prejudicar a superfície do material;

– Granito: é um produto poroso, mas a selagem anual da pedra garante a impermeabilidade para a não absorção de líquidos. Vale ainda destacar que não devem ser usados, durante a limpeza, produtos químicos abrasivos ou limpadores com ingredientes ácidos. Alimentos como, vinagre, suco de limão e refrigerante também podem danificar o granito caso a limpeza não seja feita de imediato;

– Porcelanatos: efetuar a limpeza com água e detergente neutro.

– Pedras compostas: pano úmido e produtos de PH neutro.