Plataforma criativa estimula o debate sobre o mercado de smart homes

Objetivo da iniciativa é democratizar o conceito das Casas Inteligentes no Brasil e garantir um debate aberto e inclusivo

Visando democratizar o conceito de smart home (casa inteligente) no Brasil e reunir a comunidade de quem utiliza produtos inteligentes em um ambiente digital de debate, um consórcio liderado pela Positivo Casa Inteligente – em parceria com a Acessibiliza_SP, Aureside, Sinduscon, Realiza Arquitetura e Solo Arquitetos – criou a Comunidade Casa Inteligente.

Trata-se de uma plataforma colaborativa que busca engajar entusiastas e consumidores de dispositivos inteligentes em conversas esclarecedoras e dinâmicas sobre o uso dessas soluções e este setor de mercado. São bem-vindos todos os interessados em compartilhar suas experiências, dicas e dúvidas e debater temas como: sustentabilidade, economia e acessibilidade. Para participar, basta se cadastrar gratuitamente na Comunidade Casa Inteligente e começar a interagir com os demais participantes. 

Sistema de gamificação

A Comunidade Casa Inteligente já nasce com parceiros de diferentes segmentos, que vão utilizar o espaço colaborativo para compartilhar ideias que podem impactar diretamente suas áreas de atuação. “É um ambiente onde as pessoas têm total liberdade para levantar discussões, apresentar soluções e tirar suas dúvidas sobre IoT”, define José Ricardo Tobias, responsável pela Positivo Casa Inteligente. “Queremos mostrar que todos podem ter uma vida melhor e mais inteligente por meio da tecnologia, além de inspirar os usuários a criarem novas formas de utilização dos produtos de smart home.”

Além disso, a plataforma pretende empoderar os usuários. “Dividir o espaço de fala e poder de discurso com a comunidade, com a sociedade”, prossegue Tobias. “É a inversão da lógica que somente grandes corporações e a indústria têm o poder de fala sobre a Casa Inteligente. É um assunto para todos. Falar sobre Casa Inteligente é para quem quiser – e o espaço para isso é justamente a Comunidade Casa Inteligente.”

Para manter o engajamento e estimular a troca de informações, a comunidade terá um sistema de gamificação para os que têm maior atividade, possam compartilhar conteúdos, fizer publicações e interagir com os demais. Quanto mais engajamento, mais pontos os participantes recebem para trocar por descontos e experiências relacionadas à Positivo Casa Inteligente. Entre as atividades inclusas na plataforma estão fóruns, esclarecimentos de dúvidas e problemas, testes de produtos e conversas sobre criatividade em automação.

Sinergia

“Como associação, já somos uma comunidade que tem como objetivo reunir e gerar uma sinergia entre instaladores e integradores de soluções inteligentes”, diz José Muratori, consultor e projetista de Automação Residencial e Predial e membro fundador da Aureside. “A Comunidade Casa Inteligente abrirá portas para ficarmos ainda mais próximos dos consumidores finais e contribuir para o debate, a discussão e a evolução do tema no mercado do brasileiro.”

Já Nelson Rocha, idealizador do Acessibiliza_SP, destaca que, para portadores de deficiência, a tecnologia representa muito mais que conforto e comodidade: ela é uma das chaves para a autonomia e a independência. Participar da Comunidade Casa Inteligente é motivo de grande entusiasmo”, afirma Rocha. “É uma ótima oportunidade para conversarmos e engajarmos um grupo de consumo, ainda pouco visível para a indústria, comércio e serviços, em um ambiente colaborativo, a partir de conteúdos exclusivos, educativos e de qualidade. Uma casa inteligente começa por ser acessível, pois se a solução é boa para a pessoa com deficiência, se entende e atende suas necessidades, ela será útil para todos.”