Projeto de áudio, vídeo e automação criado para residência paulista é exemplo de funções inteligentes

Texto: Redação

Foto: Divulgação

Por se tratar de um imóvel amplo, a QI Automação optou por um sistema cabeado para assegurar a eficácia das funcionalidade “inteligentes” da casa. Desse modo, a automação ganhou não apenas mais segurança, como um bom tempo na respostas dos comandos.

“A solicitação do proprietário era por um controle integrado e completo dos sistemas de iluminação, cortinas, lareira, áudio e vídeo e do ar-condicionado”, diz Mauro Ferreira, diretor comercial da QI Automação. “A automação permite o controle de todas as áreas de convívio e das suítes da propriedade. Só não estão incluídas as áreas de serviço, cozinha, brinquedoteca e garagem.” O projeto de iluminação foi desenvolvido pelo arquiteto Milton Romero e, basicamente, utiliza lâmpadas de LED.

Segundo Mauro, dois aspectos se destacam nas conveniências de áudio e vídeo proporcionadas pelo projeto (que, desde o planejamento à implementação propriamente dita, foi desenvolvido ao longo de dois anos): o primeiro é o home theater principal, que, por se encontrar em um ambiente dedicado, entrega uma experiência completa em se tratando de entretenimento. As caixas utilizadas são de grande porte e proporcionam uma autêntica imersão do espectador durante a exibição de filmes e shows.

Além disso, o uso de uma TV (ao invés de uma tela e um projetor) garante imagens de ótimo brilho e contraste mesmo quando algumas das janelas ficam abertas. “O som ambiente é outro ponto alto do sistema, já que permitiu integrar toda a área comum e manteve a opção de controles individuais para cada nicho distinto da casa”, conclui Mauro.

ATENÇÃO AOS DETALHES

A excelência técnica do sistema, claro, requeria um projeto de decoração à altura, que não só combinasse harmonicamente as funcionalidade da casa e seus atributos estéticos como assegurasse a seus ambientes uma atmosfera confortável, própria de um “lar, doce lar”. Nesse sentido, foi determinante a contribuição do arquiteto Milton Romero, que idealizou espaços que esbanjam requinte e personalidade.

“A concepção para o projeto de decoração foi clássica”, diz Milton. “Os proprietários viram, em meu site, o projeto que criei para outra residência e optaram por um estilo semelhante”. Assim, dos lustres e móveis, passando pelos materiais utilizados, a casa foi ganhando um “ar” nobre e marcante, que encanta em seus mínimos detalhes. No home theater, uma bancada especialmente criada para este projeto se encarrega de sustentar os equipamentos de áudio e vídeo que garantem a diversão dos proprietários (providenciando, inclusive, espaço para a ventilação dos eletroeletrônicos).

A elegância e sobriedade dos ambientes é realçada por peças de mármore, belos papéis de parede e por detalhes clássicos que estão em todos os lugares (inclusive no teto do home theater). “É um belo trabalho”, conclui Milton. “Estou muito satisfeito com o resultado alcançado.”