DEVIDA IMPORTÂNCIA

0
Foto: Rafael Renzo

Por: Wanderley Ribeiro

Entenda porque é importante prestar atenção em alguns detalhes na hora de escolher o seu criado-mudo

Quando o assunto é criado-mudo, muita gente não dá a devida atenção que o móvel necessita. Mas é preciso ficar atento, pois o que era para ser um apoio ao lado da sua cama, pode acabar  transformando-se num verdadeiro pesadelo, caso você não observe alguns detalhes antes de comprar essa tão famosa peça para o seu dormitório.

Conforme explicam as arquitetas Beatriz Ottaiano e Daniele Okuhara, da Doob arquitetura, a primeira observação que deve ser feita na hora de escolher o seu criado-mudo, deve estar relacionada ao tamanho do móvel, influenciado pela metragem e disposição do cômodo. “Para acessarmos a cama, precisamos deixar uma circulação mínima de 60 cm, lugar quase que, intuitivamente, ocupado pelo criado-mudo. Já o móvel deve medir, pelo menos, 45 cm de largura e 35 cm de profundidade”, exemplifica Daniele.

Outro detalhe importante, é em relação à altura, que também é um fator determinante na escolha do móvel. Nesse caso, a medida está relacionada às proporções da cama. “O padrão é 55 cm, porém a altura do móvel precisa estar alinhada com a da cama ou até 10 cm mais baixa”, fala Beatriz. A profissional ainda completa com uma orientação sobre a altura das tomadas. “Ao projetar o quarto, vale deixar o eixo da tomada, alocado ao lado do criado-mudo, a 85 cm do piso”, acrescenta.

(Foto: Julia Ribeiro)

As profissionais também chamam a atenção para questão da gaveta, que deve ser uma boa opção quando o morador deseja ter o móvel como área de armazenamento. Elas ressaltam ainda, que alguns modelos prontos, costumam custar menos que as opções sob medida, que aproveitam melhor cada centímetro disponível.

No entanto, lembram que nem sempre é possível investir nessas alternativas. “Se o espaço de circulação é pequeno, pode-se optar por uma mesinha lateral, que cumpre muito bem a função do móvel, além de ser leve e fácil de ser arrastada”, explica Daniele. “Vale a pena lembrar que não é preciso usar criados-mudos nas duas laterais da cama. Para dar um ar mais moderno à decoração vale deixar a criatividade fluir e misturar peças com medidas, cores e até materiais diferentes”, revela Beatriz.

Por fim, Daniele dá uma dica para quem não tem problema com falta de espaço. “Quando se tem uma largura mais generosa no quarto, como 80 cm, é possível substituir o criado-mudo por uma escrivaninha entre 75 e 78 cm de altura. Outro móvel que pode funcionar bem ao lado da cama é uma cômoda, porém, é uma solução para quem dispõe de uma cama com altura acima de 75 cm”, encerra.