Caixa acustica KEF

FULL SYSTEM!

*Por Vinícius Andrade

Feita para quem aprecia um som de qualidade em toda a residência, caixa acústica KEF LSX entrega muita precisão e desempenho!

A KEF, empresa britânica de caixas acústicas, chega ao mercado brasileiro com um de seus produtos, que foi lançado no início do ano. Trata-se da LSX, que contém diferenciados altos falantes e garante um “som 3D’’, jáproporcionando a verdadeira sensação de estar à frente de um palco. O modelo LSX foi desenvolvido a partir das tão populares LS50W e LS50.

Quem gosta de curtir um som incrível nos diversos ambientes da residência poderá ter uma experiência extraordinária com a LSX. Um de seus grandes diferenciais é que, além de ouvir a música, também podemos senti-la, já que o produto conta com a tecnologia Uni-Q, que posiciona o tweeter no centro do alto falante, forçando os graves/médios e proporcionando um som de alta performance. A LSX tem um amplificador de 70W para os médios e outro de 30W para o tweeter. Sua estrutura é bem ativa e a amplificação acontece devido ao sistema DSP, que é chamado de “Musical Integrity Engine”, determinando a saída de alta e baixa frequência.

CONECTIVIDADE

A LSX foi projetada para ser acionada sem fio, via Wi-Fi, embora também permita a utilização dos cabos que a acompanham. Ela pode ser controlada a partir do dispositivo IOS, um diferencial e tanto em relação ao modelo anterior, LS50. Com o AirPlay 2, atualizado em junho deste ano, é possível ter um som estéreo de alta definição, conectando-o a diversos aparelhos, como iPhones, iPads e Apple TV, entre outros. Essa atualização permite a transmissão de podcasts ou som de streaming de qualquer ambiente da residência e, principalmente, mudar o dispositivo conectado com facilidade.

A conexão acontece por meio de Bluetooth 4.2 e Wi-Fi de banda dupla aptX ou 2.4GHz / 5GHz, ou com fio via Ethernet RJ45, óptica TosLink ou seu conector analógico de nível de linha de 3,5mm. Todas as opções desejadas estão disponíveis com o AirPlay 2, que é um sistema integrado da Apple. O produto ainda permite uma configuração de alto-falante que garante uma experiência extraordinaria através da precisão sonora que é transmitida pela caixa de som.

PEQUENO NO TAMANHO, GRANDE NO SOM

Sem dúvida, a LSX é uma caixa potente e com design elegante (24cm de altura, 15,5cm de largura e 18cm de profundidade). O visual se destaca devido à composição elegante com tecido da famosa empresa dinamarquesa Kvadrat e assinada por Michael Young estão disponíveis nas cores verde oliva, azul, preto, vermelho e branco, essa a única opção sem tecido. É um equipamento dotado de estética apropriada para ambientes internos e espaços elegantes. Apesar de ser dotada de pequeno porte, é bem potente quanto à sua sonoridade. Ademais, mostra excelente desempenho nos graves, que são bastante concisos.

Na reprodução de músicas dos mais variados gêneros, dos mais leves aos eletrônicos, notamos um som limpo. Foram escolhidas músicas como: “Summer Love” (da banda brasileira Chemical Surf) e “Desire” (de Years&Years). Durante a audição, foi possível observar o poder acústico da caixa e uma imagem bastante expansiva. O equilíbrio entre as diferentes seções instrumentais é excelente e a faixa dinâmica, até a conclusão, foi magistralmente renderizada.

USABILIDADE E INTERFACE

A KEF LSX vem com um controle remoto de oito botões, de ligar/desligar, seleção de fonte, aumentar e diminuir o volume, silenciar, reproduzir/pausar e pular para frente e para trás. O controle é agradável ao toque e possui um acabamento preto fosco. Há a possibilidade de configurar o alto-falante ao usar o aplicativo da marca, que é gratuito para dispositivos Android e IOS, que nos orienta de forma simples e amigável ao longo do processo de configuração e exibe a tela principal, já que permite controlar a reprodução da LSX e oferece uma variedade de controles e incrementos para volumes, entre outros. 

Os controles variam de funcionalidades básicas até opções de “expert”, sendo: ajuste de agudos, correção de fase, configuração de extensão de graves, modo passa-alto, crossover do subwoofer, sub ganho e sub polaridade.

VEREDICTO

A KEF LSX é realmente uma opção e tanto para os que almejam ouvir um som de alta qualidade em toda a residência. A funcionalidade DSP, da KEF, atua de maneira eficaz e as caixas entregam graves poderosos. O produto é vendida em pares. O valor pode parecer não acessível, mas, se você busca um som de qualidade, potencializado em um equipamento pequeno, a KEF LSX definitivamente é a sua melhor escolha. 

Caixa acústica KEF LSX – FICHA TÉCNICA

  • Design acústico com driver Uni-Q de 4,5″; gabinete projetado pela FEA com dissipador de calor oculto
  • Tempo dedicado da KEF corrigindo o Music Integrity Engine
  • 2 x 30W + 2 x 70W amplificadores classe D
  • Configurações ajustáveis de equalização através do KEF ControlApp
  • Aplicativos dedicados para iOS e Android
  • A conexão inter-falante sem fio proprietária suporta 48kHz / 24bit; conexão com fio opcional suporta transmissão de 96kHz / 24bit
  • Suporta arquivos de origem de até 192kHz / 24 bits
  • Conectividade Wi-Fi de banda dupla de 2,4GHz / 5GHz (DLNA / uPNP)
  • AirPlay 2 (agora, disponível via atualização de firmware)
  • Roon testado
  • Spotify Connect ativado
  • Música TIDAL (via aplicativo KEF Stream)
  • Bluetooth 4.2 com o codec Qualcomm aptX
  • Entrada óptica (TOSLINK)
  • Entrada AUX
  • Saída de subwoofer
  • Inserção de montagem para suporte de montagem na parede
  • Suporta controles remotos programáveis de terceiros
  • Suporta controle IP

Esta e outras matérias você encontra na edição 173 da revista Áudio & Vídeo – Design e Tecnologia

You don't have permission to register

Cadastre-se e faça parte de nossa lista VIP!

Obtenha vantagens e descontos especiais de nossos parceiros.