VOCÊ VAI SE APAIXONAR POR ESTE APARTAMENTO

Estilo, modernidade e integração de espaços: a fórmula de sucesso de um lindo apartamento em São Paulo (SP)

Texto: Eduardo Torelli
Imagens: Hamilton Penna

Localizado no bairro do Tatuapé, em São Paulo (SP), este amplo apartamento ganhou uma atmosfera apaixonante, graças ao trabalho de duas arquitetas talentosas: Karin Señer e Eliane Higashi. Além de garantirem o melhor aproveitamento dos espaços existentes na área de 452 m2 do imóvel, Karin e Eliane utilizaram seu bom gosto e engenhosidade para criar uma ambientação a um só tempo elegante e funcional, e que atendesse plenamente aos anseios dos proprietários.

A tecnologia entrou em cena para dar um “plus” ao décor. Por exemplo: garantindo a preservação da excelente luz ambiente do apartamento, recorreu-se a persianas motorizadas, que, por tabela, ainda permitem o desfrute da fantástica vista da cidade proporcionada pelo imóvel (que fica em um dos edifícios mais altos do bairro). Como sempre, a equação “estilo + modernidade” se mostrou uma excelente opção.

Desempenho

Segundo Nei Rodrigues Pereira Junior, da GF – Home e Automação (que providenciou os sistemas de áudio e vídeo e automação da propriedade), os clientes chegaram até a empresa por meio da indicação das arquitetas. O sistema instalado conta com de três home theaters – a sala de home principal, o home vitro (para games) e um terceiro sistema, para a Suíte Casal. “Os três homes foram automatizados, assim como a iluminação em geral”, informa Nei. “Também providenciamos sonorização para quatro ambientes (sala de estar, sala de jantar, sala da lareira e espaço gourmet). No home principal, temos, além do televisor de 70’, uma tela de 92’ e um projetor.”

Sendo o cliente um aficionado por filmes e músicas – que, para serem plenamente apreciados, requerem uma reprodução precisa –, a determinação foi equipar o sistema com equipamentos de alta qualidade. Um bom exemplo do exigente critério adotado na seleção dos hardwares são as caixas high end que compõem a configuração do home theater principal, da grife Dynadio.

“A excelência dos produtos corresponde à originalidade do projeto e ao bom gosto do cliente”, prossegue Nei. “Também pensamos em equipamentos que atendessem às necessidades de áudio e vídeo em todos os ambientes. Sem dúvida, eu destacaria, como diferenciais desse projeto, a criação dos três home theaters, assim como a sonorização do restante do apartamento.”

Acesso inteligente

Em termos de automação, o projeto técnico é igualmente eficaz e abrangente. A tecnologia controla os home theaters, a sonorização, as cortinas e a iluminação do imóvel. Sete ambientes foram automatizados: os três home theaters, o espaço gourmet, a sala de jantar, a sala de lareira e a sala de estar.

“Um destaque do projeto são as cortinas automatizadas, que podem ser abertas ou fechadas com apenas um toque”, exemplifica Nei. O expert destaca, ainda, a praticidade proporcionada pela automação para controlar as cenas de luz, criadas de forma personalizada para o cliente. “Outra conveniência interessante é que o sistema pode ser acessado tanto por controle-remoto como por tablets e smartphones”, enfatiza Nei.

Provido da melhor tecnologia em termos de som, imagem e automação, o apartamento ficou tão bem-equipado que, por enquanto, não se considera a aquisição de nenhum outro equipamento ou funcionalidade adicional para a propriedade.

Harmonia de tons

Esteticamente, o apartamento se beneficia de uma combinação harmônica das paletas de cores e de um interessante contraste no que tange as texturas dos acabamentos. O resultado é uma atmosfera acolhedora, ideal para a confraternização com amigos e familiares. Um hall imponente simboliza bem a sofisticação dos interiores, com dois “rasgos” de luz indireta destacando a seda do papel de parede. Já as áreas do living, home theater e jantar são completamente integradas, o que torna mais fluída a movimentação pelo apartamento.

Por meio da iluminação automatizada e de uma disposição inteligente do mobiliário, as arquitetas conferiram muita personalidade à propriedade, convidativa desde a entrada principal (que se dá pelo living). No espaço de jantar, há uma mesa de vidro preta, cuja superfície reflete a iluminação de um lustre de cristal tcheco. Chaises e poltronas dão um toque “aveludado” à sala da lareira. E, no espaço gourmet (onde predomina a madeira de demolição, que deu um toque rústico ao ambiente), a diversão é garantida pelas presenças de um forno de pizza e de um fogão à lenha. Toda a área íntima foi projetada de acordo com os estilos de vida e as personalidades dos moradores.

Equilíbrio e leveza

As arquitetas Karin Señer e Eliane Higashi levaram em conta o modo de acondicionar os equipamentos eletrônicos, priorizando o equilíbrio e a leveza. Para isso, foram providenciados móveis de marcenaria aptos a acomodar todos os produtos do home theater, mas que, ao mesmo tempo, garantiram ao cômodo um visual clean, sem uma ostensiva presença de equipamentos de áudio, vídeo e automação. “Eles estão aparentes, mas são produtos de dimensões pequenas, razão pela qual acabaram compondo muito bem com a parte estética do projeto”, observam as arquitetas.

No home theater principal, predominam os tons preto, cinza, berinjela e madeira. Os móveis soltos, mesas, puff, sofá e poltronas são da Artefacto, enquanto as peças especiais foram projetadas pelas próprias arquitetas (e executadas pela Marcenaria Pimentel). A iluminação técnica e as arandelas do apartamento são da Lumini. “A elegância dos ambientes, apesar do desafio de serem todos integrados, constitui o grande destaque deste projeto”, concluem as arquitetas.

Veja Também