Obsolescência dos sistemas de automação é um fator preocupante; leve isso em conta na hora da compra

Texto: José Assunção Rodrigues Junior

Foto: Divulgação

Uma das grandes preocupações de quem adquire um sistema de automação residencial é a sua obsolescência ao longo do tempo. Um fato ocorrido recentemente ilustra esta preocupação: a empresa NetGear, que produz um sistema de monitoramento residencial por câmeras de vídeo, o VueZone, divulgou uma carta aos clientes (que possuem o serviço de armazenamento das imagens gravadas em nuvem) de que a empresa deixará de prestar os serviços de monitoramento de alarmes, armazenamento de imagens e manutenção dos equipamentos a partir dezembro de 2017.

A mesma carta informou que todos os investimentos da empresa estarão voltados para uma nova linha de produtos, denominada Arlo, com uma tecnologia mais atual. Trata-se de uma estratégia, já que o sistema VueZone já não estava mais atendendo às expectativas comerciais da companhia. A decisão da NetGear não leva em conta os investimentos que os clientes fizeram na aquisição dos equipamentos e na certeza da prestação dos serviços vinculados aos mesmos. Não imaginaram sequer o retrofit dos equipamentos ou sistemas já implantados.

SISTEMAS WIRELESS

Isto pode ocorrer com todas as empresas que desenvolvem sistemas com tecnologia proprietária. Este é um dos motivos que favorecem as tecnologias mais simples, os sistemas wireless, em que os dispositivos requerem pouca ou nenhuma modificação na infraestrutura de elétrica já instalada e podem ser substituídos a qualquer momento, sem causar grandes transtornos para os usuários.

No caso de sistemas mais completos e complexos, os podutos baseados em normas e padrões internacionais podem oferecer a melhor segurança para o investimento, pois as novas soluções levam em consideração os dispositivos já implantados e certamente serão aproveitados.