Estamos preparados para as novidades que a IA irá trazer para a ferramenta mais usada no mundo?
Por Alex Winetzki
É difícil imaginar uma tecnologia que faça mais parte do dia a dia do brasileiro que o WhatsApp. O serviço já ganhou até dois apelidos diferentes: “What´s” e “zap”. Por isso, a chegada da Inteligência Artificial (IA) ao WhastApp é tão impactante. Para a maioria dos nossos conterrâneos, será a primeira experiência explícita, cotidiana, com a IA. Mas como exatamente será essa experiência?
Sem titubear, logo de cara, algumas novidades chamam a sua atenção. É possível, por exemplo, conversar com a IA usando voz, em tempo real. Ainda, a IA pode gerar e editar imagens diretamente nas conversas, permitindo que criem visuais personalizados simplesmente digitando comandos como “imagine”.
“MEMÓRIA DE CHAT”
Outro recurso poderoso é a função “memória de chat”, que personaliza as interações. Esta função lembra suas preferências e detalhes. Por exemplo, ajuda a não esquecer o aniversário da sogra, ou reforça a lembrá-lo de dar aquela passadinha no mercado para comprar sorvete para o fim de semana.
A IA é multilíngue, suportando vários idiomas para atender a um público global. Então, a Meta IA irá aprender com pessoas do mundo todo (Índia e Brasil são os maiores mercados do WhatsApp). E as novidades não param por aí. Virão muitas outras pela frente.
O objetivo geral é que a IA forneça sugestões e respostas bem relevantes, para melhorar nossa experiência geral. Mas será que inserir toda essa gama de funções em nosso bom e velho WhatsApp não poderá complicar as coisas?
Uma das grandes virtudes desta ferramenta poderosa sempre foi seu foco: nos ajudar a nos comunicar rapidamente, sem entraves. E o uso desses dados pela Meta, como ficarão exatamente as questões de privacidade, transparência, propriedade da informação? E como as questões comerciais (anúncios) se integrarão nisso tudo?
SUGESTÕES
Hoje, temos muitas pessoas que se informam prioritariamente por meio de notícias que recebem pelo WhatsApp. Como serão recebidas as informações e sugestões apresentadas pela IA – com o mesmo grau de credulidade e credibilidade?
Estas são questões que certamente ainda serão bastante debatidas e, enquanto isso, estaremos usando todo dia a Meta AI. Quantas vezes por dia você abre o WhatsApp?