Home theaters oferecem melhor qualidade de som e imagem
Texto: Amanda Libel
Foto: Divulgação
Existe algo melhor do que assistir filmes ou séries com família e amigos? Melhor ainda é poder aproveitar essa atividade de lazer com equipamentos de qualidade. Os sistemas de áudio para home theaters são perfeitos para o momento. Porém, existem diferenças entre um sistema surround e um stereo, bem como qual é a melhor opção para sua casa ou ambiente.
Para quem gosta de assistir a um bom filme, os sistemas surround são os mais indicados, pois as caixas de som são espalhadas pelo ambiente, criando um campo sonoro de 360 graus. Além disso, o sistema divide o áudio entre as caixas, fazendo com que a emissão coincida com os microfones utilizados na gravação da cena, dando maior realidade.
Esse sistema ainda possui duas variações, a 5.1, formada por cinco caixas de som e um subwoofer (responsável por reproduzir os sons graves), e a 7.1, com sete caixas de som e um subwoofer. Para o sócio proprietário da Heime Climatização e Automação, Igor Kaufeld, a qualidade do sistema Surround traz ainda mais realidade aos filmes. “Este sistema aumenta o envolvimento sonoro em filmes já gravados com esta tecnologia (Surround), pois distribui melhor o som em todo o ambiente”, ressalta. A empresa é revendedora da marca italiana de caixas acústicas Sonus Faber, em Curitiba.
Já o sistema stereo é mais indicado para ambientes pequenos, uma vez que ele possui duas caixas de som e um subwoofer. Menos potente, algumas TVs e aparelhos de som já têm a tecnologia embutida. “O tamanho do ambiente é muito importante, instalar um sistema surround em um ambiente muito pequeno não adianta, pois as caixas de som estarão muito próximas umas das outras, anulando o efeito esperado. Neste caso, o ideal é um sistema 2.1 estéreo”, destaca Igor Kaufeld. Outra situação em que o stereo é indicado é para ambientes em que o usuário vai utilizar o aparelho somente para ouvir música, pois ele representa com mais fidelidade o som gravado em estúdio.