O aplicativo IFTTT foi criado para automatizar rotinas nas redes sociais em atividades do dia a dia

Texto: Fabio Tucci

Foto: Divulgação

 A IOT (Internet Of Things / Internet das Coisas) é considerada uma promessa do mercado para os próximos 20 anos e pretende agitar o setor de automação ao conectar quase tudo o que existe na rede. Dos eletrônicos e eletrodomésticos até os carros.

 O número de residências que utilizam automação residencial com interface comandada por meio de tablets e smartphones cresce na medida em que as pessoas percebem a facilidade e a comodidade que esse tipo de tecnologia lhes proporciona.

 Apesar desta evolução, não é nada prático empregar vários aplicativos para comandar certos dispositivos separadamente sem que estes conversem entre si, o que acaba desgastando o usuário (que, cedo ou tarde, ficará desanimado quanto a alternar-se entre um e outro aplicativo, a fim de acionar uma determinada função).

 “Viaja” nesta ideia o aplicativo disponível para IOS e Android chamado IFTTT – ou, em Inglês, “If This, Than That” (algo como: “Se Isso, Então Aquilo”). Trata-se de uma ferramenta criada para automatizar rotinas nas redes sociais, em casa e nas compras, entre outras comodidades, o que facilita a vida do usuário e evita que tarefas repetitivas sejam feitas uma a uma, diariamente. Desse modo, elas são automatizadas através de ‘’receitas’’, ligando um canal (são mais de 200, atualmente) a outro por meio de fórmulas escolhidas pelo usuário, rápida e intuitivamente, no site da empresa.

 Certos fabricantes já fornecem, de forma avulsa, dispositivos conectados que podem ser adicionados às receitas do IFTTT, permitindo que os mesmos sejam associados a um determinado evento. Por exemplo: acionar as lâmpadas da entrada da casa quando o proprietário chegar ou após as 18h; ajustar previamente o termostato para quente ou frio, de acordo com a previsão do tempo; ligar a cafeteira todos os dias às 07h; trancar as fechaduras automaticamente quando sair de casa; acionar fechaduras e câmeras de segurança à distância; enviar e-mails e mensagens quando houver movimentação suspeita ao redor da casa; pedir ao assistente de voz que aumente ou diminua a intensidade de luz; ou piscar as luzes um determinado número de vezes se houver uma tentativa de invasão à casa.

 Para tornar algumas dessas receitas reais, após criar uma conta pessoal no IFTTT (e já de posse dos respectivos equipamentos de cada fabricante escolhido), é possível, enfim, montar as receitas desejadas, o que é bastante fácil. É interessante notar que, quanto mais canais (serviços) estiverem disponíveis no site, maior será o número de receitas e conexões possíveis.

 Este tipo de solução pode ser vista como uma porta de entrada para o universo DIY da automação residencial, que torna mais fácil e divertida a rotina do usuário. É importante citar que alguns sistemas de baixo custo disponíveis no mercado podem, eventualmente, frustrar usuários mais exigentes devido às suas limitações. É importante separar o que é apenas um passatempo eletrônico do que é realmente útil e faz parte do dia-a-dia, como forma de controle intuitivo com uma resposta confiável. É a tecnologia trabalhando a seu favor!