Home office organização e disciplina

Regras de ouro para se manter produtivo no home office

Medidas de organização e um bom aproveitamento do tempo fazem toda a diferença quando se trabalha no esquema de home office

Por Redação Fotos Divulgação e Shutterstock.com (por Srijaroen )

A ordem, agora, é ficar em casa, respeitando as regras de isolamento social em resposta à pandemia de Covid-19. O problema é que as pessoas precisam continuar a ser produtivas nesse cenário adverso, o que tem levado muitos a adotar uma rotina que nunca foi tão disseminada entre os brasileiros: o home office.

O “X” da questão é saber como se organizar para garantir que o rendimento diário seja o mesmo de uma jornada de trabalho convencional. Segundo o arquiteto Maycon Altera, isso depende de uma estruturação criteriosa das rotinas diárias e do próprio ambiente transformado em escritório caseiro. O profissional afirma que é preciso organizar muito bem os horários, incluindo os de almoço, café da tarde e demais refeições.

Desse modo, ao invés de fazer sucessivas visitas à cozinha durante o dia, você será capaz de se focar totalmente em suas tarefas. “Deixar tudo preparado para perder menos tempo é um benefício de estar em casa”, acrescenta Altera. “É importante organizar, também, os horários dos afazeres domésticos, para que os trabalhos não se misturem”.

Arquiteto Maycon Altera dá dicas para organizar o home office

Lugar de trabalho

Do ponto de vista logístico, a dica é reservar um ambiente específico da propriedade para as atividades profissionais – de preferência, com uma mesa na qual você possa acondicionar seu material de trabalho. Assim, não será preciso ter o aborrecimento de recolocar tudo em seu devido lugar ao final do dia.  Esses procedimentos não são úteis apenas para aqueles que só recentemente aderiram ao esquema de home office.

Como salienta Altera, a disciplina sempre será uma aliada de quem trabalha em casa. “Não misture afazeres de casa no horário do trabalho e faça uma escala com a hora para começar e terminar, diariamente. É preciso focar, também, nas refeições e estabelecer horários para elas, inclusive saindo da mesa de trabalho para isso. Assim, você entenderá o que é trabalho e o que é intervalo, criando uma atmosfera de produtividade mais adequada e podendo se concentrar melhor quando estiver focado”, conclui o arquiteto.

You don't have permission to register

Cadastre-se e faça parte de nossa lista VIP!

Obtenha vantagens e descontos especiais de nossos parceiros.