QUEM TEM MEDO DE MUDANÇAS?

Que venham as mudanças! Os bons ventos trazem renovações que são sempre bem-vindas em nossas vidas

Por: Fabio Tucci
Fotos: Shutterstock.com

Acompanhei de perto a mudança de endereço de um cliente e de sua família. Como toda mudança, a revolução gerada foi enorme! Morando há anos no apartamento anterior, havia, ali, um acúmulo de coleções de mídias (CDs, LPs, DVDs, livros etc.) e de eletrônicos. A família sempre foi adepta de cultura musical e o cliente, por si, é um verdadeiro “acumulador” de objetos eletrônicos, das mais diversas épocas e de todas as finalidades.

Durante a reforma, minha empresa foi contratada para preparar a nova infraestrutura, serviço realizado com relativa calma, apesar do curto prazo. Tudo foi previsto para ser embutido, do projetor à tela, entre outros detalhes relativos ao projeto de áudio, vídeo e automação contratados pelo cliente.

O antigo apartamento dispunha de um ambiente dedicado ao home theater e à audição de música nas mais variadas fontes. Os DVDs, CDs, discos de vinil e de Blu-ray, livros e eletrônicos permaneciam em estantes e prateleiras, facilitando o acúmulo de pó e ocupando muito espaço. Esta solução, ao mesmo tempo em que forra as paredes acusticamente, também “polui” a sala. O apartamento já contava com um sistema de automação de iluminação e outro de sonorização ambiente, utilizado através do recurso Zona 2 do receiver, com quatro caixas acústicas.

No novo apartamento, com uma laje mais generosa, pudemos manter o espaço dedicado ao home theater, que recebeu uma maior tela de projeção, e o ambiente foi fechado por uma porta de correr, o que aumentou o isolamento acústico. Foi montado, por solicitação do cliente e minha sugestão, outro ambiente para as mídias serem estocadas, deixando o novo espaço mais clean e elegante, com menos itens à vista.

Nas sessões cinéfilas, de seriados e documentários da TV a cabo HD, as atenções se voltam para esta “sala de cinema de paredes escuras, iluminação difusa e persianas motorizadas blackout, onde um projetor Full HD atende com precisão à demanda do cliente, um cinéfilo de carteirinha que não abre mão da última tecnologia. A TV por assinatura, também HD, tem resolução de 1080i linhas e capacidade de gravação em hard disk, um prático sistema que oferece recursos para assistir aos seus programas favoritos sem depender da grade de programação dos canais.

O sistema A/V principal recebeu um upgrade completo. Entram em cena um Blu-ray player e um receiver com decoders de áudio HD, um media center, além de novas caixas acústicas importadas, do tipo bookshelf, e um subwoofer com controle remoto. Foi redimensionado o sistema de automação de iluminação por cenas e substituído o controle remoto por outro mais sofisticado, de tela colorida, que comanda todos os equipamentos do apartamento.

Optando por uma configuração de sistemas distintos, a família é atendida por uma TV LCD Full HD + DVD + Tv a cabo situadas no living, bem como por um segundo sistema de áudio estéreo separado do home theater, utilizado puramente para a audição das “antigas’’ mídias analógicas e digitais, a partir de um equipamento “vintage” que o cliente conserva há muitos anos e caixas acústicas do tipo “torre”, com excelentes graves, devido à extensão do living.

Acho interessante como, de tempos em tempos, as necessidades das famílias mudam – e diante de uma eventual troca de endereço, gente de bom senso tem o cuidado de pensar no lazer da família com carinho, delegando a parte técnica do novo projeto de áudio, vídeo e automação a quem realmente possa captar seus desejos e traduzi-los em realidade.

Que venham as mudanças! Os bons ventos trazem renovações que são sempre muito bem-vindas em nossas vidas!

Veja Também