O visual da residência esbanja sofisticação, mas sem abrir mão do conforto e da naturalidade

Projeto para residência praiana assinado pela arquiteta Patricia Penna esbanja sofisticação, mas sem abrir mão do conforto e da naturalidade

Por Eduardo Torelli Fotos Leandro Moraes

Quem não sonha ter um refúgio praiano para relaxar nos fins de semana – um lugar todo especial, onde seja possível esquecer o estresse e a agitação do dia-a-dia e recuperar as energias curtindo a proximidade com a natureza e o mar? Muito melhor que sonhar é realizar – e foi isso o que um casal com filhos jovens fez ao contratar os serviços da arquiteta Patricia Penna, do escritório Patrícia Penna Arquitetura e Design, que se encarregou de transformar esse desejo em uma doce realidade.

A propriedade dos clientes fica no litoral norte e possui 670m². É uma casa perfeita para passar temporadas e feriados, mas um detalhe bacana é que o projeto elaborado por Patricia fugiu ao lugar-comum, o que lhe dá muita personalidade. 

APELO URBANO

Como destaca Patricia, a residência, apesar de ficar no litoral, tem um apelo urbano, o que a distingue de outras moradias do gênero. “Ainda assim, elevamos a poesia que emana de uma residência praiana”, acrescenta a especialista e autora do projeto. Ao invés de recorrer aos materiais naturais que costumam ser empregados nessas construções, como fibras e madeiras, a edificação ganhou atributos contemporâneos e urbanos.

Uma das requisições feitas pelos proprietários era a de que a casa deveria ter uma área destinada a confraternizações familiares – um lugar gostoso para rir, bater papo e curtir os bons momentos da vida ao lado de quem se gosta. Adicionando uma dose de funcionalidade a esse desejo, a arquiteta optou por fazer a integração de todo o setor social, incluindo o living, a sala de jantar e o home theater. “Por meio de grandes portas de vidro instaladas, os ambientes internos são conectados ao setor de lazer composto pelo espaço gourmet e a ampla varanda”, pontua a arquiteta.

Patricia também apostou em acabamentos e revestimentos duráveis ao definir a arquitetura de interiores – materiais que, além de resistentes, não fossem difíceis de limpar e exigissem pouca manutenção. Já os móveis do setor social foram selecionados de acordo com o aconchego que proporcionavam, assim como por seu design “limpo”, capaz de se harmonizar não apenas com o restante do décor, como, também, com o estilo de vida dos proprietários da casa.

Um dos ambientes mais charmosos da residência praiana é a varanda externa, local que convida ao relaxamento em um bonito fim de tarde. Esta área da propriedade conta com um estar completo, composto por um charmoso sofá de linhas orgânicas, com estrutura e tecido próprios para áreas externas, e poltronas resistentes à umidade. Para que os convidados se sintam ainda mais acolhidos e à vontade, uma charmosa área gourmet, guarnecida com uma ampla mesa capaz de acomodar dez pessoas, também foi providenciada para a residência. Esse espaço da casa proporciona uma agradável vista para a piscina e o jardim.

Uma churrasqueira e uma bancada para refeições proporcionam a infraestrutura necessária para a área gourmet, onde o material em evidência é a madeira, cujo apelo mais rústico contrasta com o quartzo da bancada e o porcelanato do backsplash

Veja a matéria completa na edição 185 da Áudio & Vídeo – Design e Tecnologia. Vamos lá… acesse a revista gratuitamente e boa leitura!