Designer da MadeiraMadeira ensina como conservar o mobiliário de madeira

Designer de produto da MadeiraMadeira ensina como conservar o mobiliário de madeira

Sóbrios, elegantes e com um fascínio eterno, os móveis de madeira se destacam facilmente em um projeto de decoração. E isso não é tudo: eles parecem agradar a pessoas com as mais diversas idades – inclusive, os mais jovens, que também valorizam suas qualidades e gostam de incluí-los de alguma forma no décor de seus quartos ou casas.

Por se tratarem de peças muito especiais, eles merecem ser cuidadosamente preservados. E basta tomar algumas precauções bem simples para conservá-los durante muito tempo. Confira algumas dicas muito oportunas da designer de produto da MadeiraMadeira, Isabela Caserta, para assegurar a durabilidade de seu mobiliário de madeira.

Com que madeira eu vou?

Segundo Isabela, antes de tudo, é preciso estipular o local em que o móvel de madeira ficará, assim como em que condições. A partir daí, é possível definir o tipo adequado de madeira para o ambiente em questão.  A especialista explica que, para ambientes externos (como quintais e varandas), é necessário contar com madeiras resistentes ao sol e à chuva, como Ipê, Cumaru, Jatobá e Peroba.

Os tipos de madeira utilizados em larga escala são o Eucalipto e o Pinus, que também podem ser utilizadas em áreas externas. Porém, nesse caso, será preciso submetê-las a um tratamento especial, para que não apodreçam. O mesmo vale para o uso do material em ambientes úmidos internos (por exemplo, banheiros). Um excesso de exposição à luz do sol também pode afetar a madeira, causando variações de cor no material.

Modo de usar

O tipo de utilização que será dado ao móvel é outro fator a ser considerado, já que esses móveis nem sempre são feitos para suportar excesso de peso. Isabela recomenda ficar de olho na distribuição do mesmo, observando se está equivalente em ambos os lados. Em estruturas mais delicadas, evite o exagero de carga para, o que pode acabar envergando a madeira.

A limpeza também deve seguir alguns critérios. Famosa por ser durável, a madeira requer cuidados específicos para cumprir esse papel da melhor forma possível e manter sua bela aparência. Portanto, evite usar produtos químicos e álcool. “Panos macios, a parte amarela das buchas tradicionais, água morna (com muita moderação), sabão de coco e detergente podem ser bons aliados nesse caso”, revela a especialista.

Outras dicas de Isabela são evitar apoiar recipientes quentes e molhados diretamente sobre a superfície da madeira, evitando queimaduras e manchas, e aplicar esporadicamente uma camada de cera de abelha, o que protegerá os móveis de pequenas ranhuras. Por fim, a especialista lembra que esse tipo de mobiliário não deve ficar em contato direto com a terra, para evitar que parasitas como cupins tenham acesso a eles.