Com novo cenário, a 38ª CASACOR São Paulo reafirma seu compromisso com a beleza, a criatividade e o respeito ao meio ambiente.

Em sua 38ª edição, CASACOR São Paulo muda de endereço, mas mantém o compromisso com a elegância, a criatividade e o meio ambiente

Fotos Divulgação e Fran Parente

O mais prestigiado evento do País dedicado às áreas de arquitetura, decoração e paisagismo tem novo endereço: em 2025, a CASACOR São Paulo acontece no Parque da Água Branca, até o dia 3 de agosto. A 38ª edição da mostra tem, como tema, o mote “Semear Sonhos”, uma ideia que norteou o desenvolvimento dos deslumbrantes 71 espaços que compõem o evento. Os projetos levam a assinatura de renomados profissionais da área e revelam as novas tendências em design de interiores e tecnologia aplicada ao lar.

Complementam a exibição três instalações artísticas que podem ser conferidas em uma área de mais de 10 mil m² em um perímetro com vegetação de Mata Atlântica preservada. A que abre o evento é uma bela homenagem da arquiteta Victoria Braga à história do local. O projeto faz uso de uma estrutura de andaimes envolvida por tecidos que delimitam o perímetro da mostra sem obstruir a vista dos icônicos casarões.

NOVO MOMENTO

A 38ª CASACOR São Paulo mantém a proposta “sustentável” do evento nos últimos anos. Todas as construções são temporárias e seguem as diretrizes de tombamento, com melhorias realizadas nos prédios, tais como: limpeza interna, higienização das fachadas, instalação de elevadores para acessibilidade, manutenção das coberturas, remoção de divisórias danificadas por cupins e implementação de sistema de proteção contra descargas atmosféricas (SPDA), sob supervisão dos órgãos de patrimônio.

“Esta edição marca um novo momento para a CASACOR enquanto negócio e plataforma”, comenta André Secchin, CEO do evento. “O Parque da Água Branca nos oferece a oportunidade de unir conteúdo, experiência e responsabilidade ambiental em um mesmo território”. A seguir, confira cinco ambientes cheios de charme da mostra especialmente selecionados pela Áudio & Vídeo – Design e Tecnologia.

LIVING ACOLHEDOR

Assinado por Dado Castello Branco, o Living do Colecionador é um ambiente acolhedor e original que reúne os principais elementos do design contemporâneo em diálogo com a arte. Composto por hall de entrada, living e copa-bar, o espaço de 100m² possui uma atmosfera intimista e sofisticada, realçada pela presença de objetos e obras que reforçam os universos da música e da literatura.

Entre os destaques estão peças como a cômoda de jacarandá Luciana, de Sergio Rodrigues; tecido de parede da Entreposto; sofá da +55 Design; e mesas laterais, poltronas e mesa de centro assinadas pela ETEL. O espaço também conta com a poltrona Antiquário, mesa da coleção Arnaldo Danemberg, e mobiliário da Jequitibá.  

Os elementos artísticos incluem obras fotográficas da Galeria Mario Cohen, com trabalhos de nomes como Bob Wolfenson e Slim Aarons, além de criações de Célia Euvaldo e Nazareno. Também compõem o espaço criações de Vik Muniz, Cristina Canale, Rodrigo Andrade, Marcos Chaves e Cássio Vasconcellos (Galeria Nara Roesler) e Claudia Mielli (Galeria Eduardo Fernandes), entre outros.

ARQUITETURA SILENCIOSA

Bruno Carvalho é autor do ambiente proprietário da Duratex na mostra deste ano. Com 175m², a Casa Toushi se divide entre living, sala de chá, dormitório e sala de banho e oferece uma experiência sensorial e simbólica que transcende a estética. Nela, a madeira assume um papel de protagonismo, conectando o tempo e a memória.

Com inspiração oriental, o projeto se distingue pela leveza, a delicadeza e a espiritualidade. Ao mergulhar na cultura asiática, Bruno constrói uma narrativa íntima que também reflete seu momento de vida — um convite ao reencontro consigo mesmo, ao silêncio e à contemplação.

Toda a estrutura do forro e a estante lateral do living são feitas em MDF Duratex Nogueira Bourbon, enquanto, para a sala de chá, o arquiteto desenvolveu uma marcenaria com a linha Duratex You, que permite a criação de padrões e desenhos personalizados. No piso, o revestimento Matéria da Castelatto, criado com fragmentos cuidadosamente selecionados e incorporados ao concreto, traz um visual único e uma proposta sustentável. O ambiente ainda conta com louças e metais da linha Deca You, que reforçam a atenção aos detalhes e à harmonia sensorial.

BAR SECRETO

Idealizado por Otto Felix, o LE TT speakeasy é um ambiente que foge às rotas óbvias da mostra. Neste bar secreto, com atmosfera íntima e sofisticada, mesclam-se duas referências: a estética da Belle Époque e do Art Nouveau europeu.

O mobiliário conta essa história de misturas: peças garimpadas de antiquários, luminárias vintage, móveis contemporâneos e criações autorais do próprio arquiteto compõem um ambiente que se recusa a ser uniforme. Um entusiasta da coquetelaria, Otto se baseou nessa paixão para elaborar o charmoso espaço, onde acontecem vários eventos da CASACOR.

O encanto do espaço reside em uma composição cuidadosa: madeira com fundo avermelhado nas paredes e detalhes do teto, desenho de luz pensado para valorizar o teto baixo e criar um clima acolhedor, lounges informais que substituem o modelo clássico de mesas e cadeiras e um bar imponente, além de uma cabine do DJ. Mais do que um bar, o ambiente é uma declaração de intenções, celebrando o prazer de reunir pessoas, a liberdade e a diversidade de estilos.

RECONEXÃO COM O ESSENCIAL

O passado encontra o contemporâneo neste projeto assinado pelo escritório Romário Rodrigues Arquitetos, em parceria com a Cosentino. Mais do que um espaço de estar, a Casa Cosentino – O Compartilhar é uma declaração de princípios, celebrando o coletivo, o afeto e a consciência de que habitar com propósito é uma forma de cuidar.

Aqui, texturas, volumes e mobiliário promovem uma reconexão com o essencial: o tempo compartilhado, os vínculos afetivos e as histórias que atravessam gerações. O living integrado de 88m² se alinha à premissa de que a sustentabilidade é uma forma de honrar o tempo. Ela se manifesta na escolha de materiais de alta performance e baixo impacto ambiental, como as superfícies da Cosentino (Dekton e Silestone).

O mobiliário afetivo é outro ponto-chave do ambiente, onde peças garimpadas em antiquários, ressignificadas com novos usos, dialogam com criações autorais de grandes nomes do design brasileiro, como Jader Almeida e Roberta Banqueri. A lareira contemporânea funciona como ponto de união, calor e acolhimento, enquanto a estante com livros, objetos e memórias partilhadas é o fio condutor de narrativas íntimas e coletivas.

ELEGÂNCIA E PERSONALIDADE

O loft Sussurros das Montanhas é a contribuição do arquiteto Natan Gil para a atual edição da CASACOR São Paulo. Elegante e cheio de personalidade, o espaço de 90m² promove a união entre natureza, memória e design autoral.

Partindo de uma base limpa e neutra, o ambiente é concebido como um fundo branco, um espaço em silêncio, onde a história pode ser contada com delicadeza e intenção. O mobiliário autoral é protagonista do projeto, enquanto a marcenaria branca (executada pela Dell’Anno) e o piso em madeira clara reforçam sua sofisticação e suavidade.

Um dos destaques é a mesa desenhada por Natan, com base em uma montanha de musgos. A peça parece flutuar, apoiada apenas pelas “montanhas”, simbolizando a coexistência possível entre cidade e natureza. Já o tapete, feito sob medida pela by Kamy, percorre o piso e ostenta linhas que evocam o relevo mineiro e reforçam a ideia de que o ambiente é atravessado por memórias afetivas.

A cadeira Borbo, com suas formas leves e delicadas, remete à imagem de uma borboleta em repouso, enquanto o sofá Dió atua como elo poético, unindo ambientes e conceitos. A iluminação natural atravessa suavemente o loft pelas grandes janelas restauradas do edifício, valorizando a amplitude e o contato com a área exterior.

Essa e outras matérias imperdíveis estão na edição 231 da Áudio & Vídeo – Design e Tecnologia. Acesse gratuitamente e mergulhe em um universo de inspirações!