Soluções de automação residencial

Cresce o número de empresas nacionais que oferecem soluções de automação residencial, assim como o interesse por tais produtos

Por José Assunção Rodrigues Junior Fotos Shutterstock.com (por Archi Viz)

Em virtude da pandemia que enfrentamos nestes últimos meses, houve uma mudança drástica no comportamento e nos hábitos, algo que não vivenciamos anteriormente. Muitos estão experimentando e desenvolvendo habilidades que nem imaginavam ter, tais como: cozinhar ou fazer pequenos reparos na residência.

Uma pesquisa recente feita pela empresa Innovaty Business Intelligence sobre as mudanças nos hábitos de consumo dos brasileiros durante a pandemia constatou que as pessoas continuaram a consumir, porém, a forma e as prioridades mudaram. E, curiosamente, o entretenimento figura entre os primeiros lugares na pesquisa. Assistir TV, ou mesmo assistir a filmes e séries em celulares e notebooks, se tornou rotina para muitos, assim como ouvir música e buscar novas experiências em suas próprias residências.

Produto de Consumo

Mas, ao mesmo tempo que surgiram novas necessidades, as empresas que poderiam ajudar a resolver o problema fornecendo equipamentos e soluções estavam fechadas. E a falta de recursos financeiros também chegou para muitos.

Porém, como já havia comentado há algum tempo, a automação residencial se tornaria um produto de consumo, tanto quanto os produtos eletroeletrônicos. Estamos acompanhando o crescimento do número de empresas nacionais que oferecem soluções de automação residencial, na maioria das vezes, nacionalizadas com origem na china, com baixo custo e facilidade de instalação, próprias para aqueles que querem descobrir novas habilidades e colocar a mão-na-massa.

Esta facilidade que os sistemas de automação de baixo custo podem oferecer também está relacionada aos sistemas de áudio, pois um lançamento que pode despertar o interesse de muitos apreciadores de filmes e séries é uma caixa de som que pode ser controlada por comando de voz, permitindo a simulação do som ambiente de um home theater em sua casa, bastando conectar à sua TV. Para atingir a melhor qualidade de reprodução, a caixa regula as características do som analisando o ambiente.

“Simples Assim!”

Estes e outros tantos recursos mostram uma tendência clara de que a tecnologia pode ser simples e acessível. Basta ter a vontade ou a necessidade e, principalmente, os recursos necessários e dotar a casa de novas ambientações que traduzem esta nova experiência em seu ambiente caseiro.

Os sistemas do tipo DIY (Faça Você Mesmo) oferecem alguns recursos e funcionalidades que podem ser úteis no dia-a-dia. Porém, você não poderá chamar sua casa de “inteligente”, pois o conceito é mais amplo. Se a ideia é ter uma casa ou apartamento com funcionalidades e facilidades que um sistema de automação pode oferecer, você precisará consultar um técnico especializado que indicará a melhor solução dentre as muitas que o mercado oferece.

Independentemente de sua necessidade, compre dispositivos de automação residencial, instale ou chame um técnico. Sinta a experiência de comandar iluminação, equipamentos ou pedir para tocar uma música com um comando de voz, ou atender seu vídeo porteiro e abrir a porta pelo celular sem estar no local. Ou ainda, chamar a família para assistir a um bom filme com um som incrível e muitas outras possibilidades, sem gastar muito. Viva esta experiência – tenho certeza que você vai adorar!

Adquira o sistema de empresas conhecidas e que possam oferecer garantia e assistência em caso de problemas com os dispositivos. Para o controle da iluminação, basta comprar uma lâmpada com tecnologia Wi-Fi e um controle de voz (Echo Dot, Google Home ou Smart Speaker da Intelbras), e você terá noção do que pode ser uma casa conectada. Mas, se não puder comprar os dois, uma única lâmpada pode ser controlada pelo smartphone sem a necessidade de outros dispositivos.  Para conhecimento: uma lâmpada Wi-Fi pode emitir luz com diferentes temperaturas de cor (branca ou amarelada), reproduzir inúmeras cores, integrar câmeras de vídeo, áudio bluetooth, ser um repetidor de sinal de internet ou um detector de presença. Basta trocar a atual lâmpada por uma “inteligente” e configurar por meio do seu smartphone. Simples assim!

Confira outras matérias interessantes na edição 179 da Áudio & Vídeo – Design Tecnologia!