Especialista explica qual o diferencial de um sistema sonoro no seu estabelecimento
Certamente, você já deixou de frequentar algum estabelecimento devido ao barulho. Um exemplo que podemos citar está nos restaurantes. Ainda que a comida seja muito boa, o alto índice de ruídos emitidos nestes ambientes, por meio de conversas entre clientes ou, até mesmo, em virtude do bater de talheres e cadeiras sendo movimentadas, podem incomodar, fazendo com que toda a beleza da arquitetura e design investidos nestes locais passem despercebidos caso o espaço não ofereça soluções sonoras.
De acordo com Luis Carlos Gusson, gerente técnico da Vibrasom, lugares onde se concentram grandes números de pessoas, precisam de uma atenção especial. “Para melhorar a reverberação de ruídos e promover maior conforto aos frequentadores de restaurantes, por exemplo, é necessário investir em soluções acústicas”, explica.
O profissional ainda ressalta que, uma boa opção é a aplicação de forros, visto que, suas características proporcionam elevada absorção sonora, excelente isolamento térmico e sua aplicação é rápida e prática. Diferentes padrões podem ser escolhidos de acordo com a estrutura de cada local, mas a análise sempre deve ser feita junto a um profissional da área, pois o modelo correto é indicado com base em cálculos especializados.
E, para finalizar, ele enfatiza que além de comidas saborosas e qualidade no atendimento, bons restaurantes devem proporcionar bem-estar a seus clientes. Deste modo, o consumo será maior e as chances de retornarem ou indicarem o estabelecimento a alguém serão maiores. E complementa: “Más condições acústicas, a longo prazo, podem prejudicar funcionários e incomodar moradores que residam próximos ao local por conta do vazamento de ruídos”, encerra.