Se você tem dúvidas na hora de escolher, saiba: medidas e pesos podem influenciar na compra

Texto: Redação
Foto: Divulgação

Existe certa preocupação quando se trata de áudio em relação a qualidade dos equipamentos utilizados nos projetos, que precisam ser modernos, confiáveis e funcionais, por outro lado, há uma negligência em relação aos cabos de áudio utilizados nas conexões, que muitas vezes podem ser adquiridos de fornecedores duvidosos, refletindo na qualidade do mesmo.

O que acontece muito no mercado é a venda de bitolas menores do que as medidas informadas na embalagem ou na capa do cabo. Você pode achar cabos de 2mm, mas quando faz um aferição de área do cabo, percebe que há apenas 1,5mm. Dependendo da aplicação, talvez essa diferença não seja percebida e não prejudique a instalação.

Utilizar um cabo inadequado pode refletir no resultado da transmissão de projetos mais específicos, além de ser capaz de superaquecer e causar acidentes ou a queima de equipamentos.

Confira dicas que irão te ajudar na hora da compra:

 Espessura do cabos de áudio

Preste atenção na espessura do cabo. Meça o diâmetro do cabo, se atentando a espessura da capa, que algumas vezes pode ser mais grossa e passar a impressão de tamanho errado.

Área de cobre do cabo de áudio

Geralmente, lojas que vendem cabos possuem equipamentos para aferição dos produtos, e se no ato da compra o cliente sentir necessidade de conferir a área de cobre do cabo, a medição deve ser realizada através de micrômetro ou paquímetro.

A fórmula de cálculo de área é bem conhecida e temida por muitos, mas no fundo ela é bem simples e utiliza o Pi (π).

A= π. r² A=área π=3,1415 r=raio

area-de-cabo

Calcule a área de um filamento, depois multiplique pelo número de vias.

Peso do cabo de áudio

Outra dica que pode ajudar na hora da compra é se atentar ao peso do cabo, porém, como já dito anteriormente, isso vai depender da espessura da capa do cabo.