The Crown relembra a trajetória vitoriosa de Elizabeth 2ª

Com quatro temporadas, série The Crown (disponível no Netflix) relembra a trajetória vitoriosa da Rainha Elizabeth 2ª

A morte da Rainha Elizabeth 2ª causou uma comoção em todo o mundo, ao mesmo tempo em que reacendeu questões que há tempos já vinham sendo debatidas por historiadores e cientistas políticos – por exemplo, qual será o futuro da Família Real Britânica após o passamento da querida monarca, que se tornou um ícone popular aclamado por milhões de pessoas?

Para entender as razões do carisma de aço da Rainha e os motivos que fizeram dela uma das mais importantes lideranças do século 20, a dica é maratonar a excelente série The Crown, um dos maiores sucessos emplacados pela plataforma de streaming Netflix, e que ganhou ainda mais fãs nas últimas semanas. Com quatro temporadas, a série recria com bastante fidelidade não apenas a ascensão e glória de Elizabeth Alexandra Mary Windsor (que se tornou Rainha Elizabeth 2ª em 1953, logo após a morte de seu pai, o Rei George VI), como, também, os eventos que definiram a política mundial nas últimas décadas.

The Crown 2

O peso da coroa

Elizabeth 2ª foi a monarca mais jovem a assumir um cargo na história da Inglaterra, e a série da Netflix mostra como isso impactou toda a vida da Rainha, assim como seus relacionamentos pessoais. A intimidade com o marido, Philip de Edimburgo, era conflituosa e cheia de altos e baixos, ainda que ambos tenham entendido, a certo ponto da trajetória de Elizabeth, que as diferenças entre eles jamais deveriam se exacerbar a ponto de macular a imagem da monarca (e por extensão, a do Reino Unido).

O peso da coroa também foi sentido por muitas pessoas que frequentaram a corte e que tiveram que se anular para que a imagem do Império Britânico permanecesse ilibada. Romances intempestivos tiveram que ser encerrados para evitar escândalos internacionais – inclusive o tórrido namoro da irmã de Elizabeth 2ª, Princesa Margaret, com o Capitão Peter Townsend, da força aérea real. Na série da Netflix, os dramas de todos os personagens históricos que conviveram com a Rainha são explorados com profundidade e rendem capítulos repletos de drama e emoção.

O elenco fantástico da série é outro atributo de The Crown. Nos últimos anos, raros foram os filmes e séries que contaram com um séquito de atores e atrizes tão seletos como os desta atração, que reúne jovens talentos e astros veteranos. Uma das intepretações mais memoráveis é a de John Lithgow, que está simplesmente perfeito na pele do Primeiro Ministro Winston Churchill, representando o estadista britânico em um momento difícil da vida, no qual seus feitos heroicos durante a Segunda Guerra começavam a ser esquecidos pelo público e a mídia e o Partido Conservador exigia sua renúncia. Lithgow foi merecidamente laureado com um Emmy (considerado o Oscar da TV norte-americana) por sua atuação.

Quem também surpreende em The Crown é a atriz Gillian Anderson, famosa por ter sido a agente Scully na série Arquivo-X, e que simplesmente rouba a cena no papel da Primeira Ministra Margaret Thatcher (também conhecida como a “Dama de Ferro”, e que liderou a Inglaterra com muita segurança e autoridade enquanto permaneceu no cargo).

The Crown 3

Série premiada

Ao longo da série, há um rodízio de atrizes e atores nos papéis principais, acompanhando a cronologia dos eventos (que vão do início dos anos 1950 ao apogeu da década de 1980). Nas duas primeiras temporadas, quem defende o papel da Rainha é Claire Foy, que tem a seu lado Matt Smith (no papel do Príncipe Philip) e Vanessa Kirby (vivendo a Princesa Margaret). Já na terceira e quarta temporadas, Elizabeth 2ª é interpretada por Olivia Colman, enquanto Tobias Menzies assume o papel do príncipe Philip, e Helena Bonham Carter, o da Princesa Margaret.

As origens de The Crown remontam a 2014, quando a Netflix anunciou que adaptaria para a telinha a peça The Audience. Peter Morgan, que escreveu o filme A Rainha (2006), também é o roteirista principal de The Crown. Com dez episódios, a primeira temporada da atração foi o drama mais caro realizado pela Netflix.

Com uma quinta temporada já a caminho, a série é filmada no Elstree Studios, em Borehamwood (Inglaterra), e tem sequências externas gravadas em todo o Reino Unido. Entre os prêmios conquistados pela atração estão o Globo de Ouro de Melhor Série Dramática e o Globo de Ouro de Melhor Atriz em Série Dramática (concedido a Claire Foy, Olivia Colman e Emma Corrin).