Por Cristiano Felicissimo
Além de permitir uma gestão unificada, automação de ambientes contribui para a economia de recursos e o aumento da produtividade
Um dos principais desafios no mundo dos negócios é a redução de custos e, cada vez mais, as empresas tendem a buscar saídas para esta questão por meio da tecnologia, com soluções que estão se tornando cada vez mais acessíveis.
Dentre as opções que o mercado oferece, a automação de ambientes pode ser uma grande aliada na economia de recursos, além de aumentar a produtividade ao integrar equipamentos e permitir uma gestão unificada. É possível que empresas de todos os portes invistam e se beneficiem desta tecnologia.
Funções programadas
A redução de custos por meio da automação de ambientes ocorre por diversos fatores. A princípio, resulta em um menor número de colaboradores, já que a necessidade de determinados trabalhos manuais é eliminada, pois podem ser gerenciados e monitorados de forma remota, gerando maior controle dos equipamentos e seu funcionamento, redução de custos e aumento de produtividade tanto da equipe técnica como dos usuários finais.
As empresas também podem economizar em energia elétrica com o auxílio de equipamentos automatizados. É possível programar as persianas, por exemplo, para que abram em determinados horários, fazendo com que as empresas aproveitem a luz natural para iluminar os ambientes. Além disso, existe um sistema que permite que as luzes acendam somente com a presença de pessoas, identificada por meio de sensores.
Clientes mais satisfeitos
Outro aspecto que contribui para a redução de custos é a programação de funcionamento de salas de reunião para que todos os equipamentos liguem ao mesmo tempo com a presença de pessoas, ou desliguem com a ausência.
A automação de ambientes oferece uma proposta competitiva ao mercado. Além de auxiliar na redução de custos, a utilização de recursos tecnológicos direciona a mão de obra para as atividades que contribuem para os bons resultados organizacionais e, consequentemente, elevam a satisfação dos clientes.
Cristiano Felicissimo é diretor de pré-vendas da Seal Telecom