A tecnologia 5G está cada dia mais próxima de ser utilizada comercialmente

O 5G está cada vez mais próxima de ser uma tecnologia utilizada comercialmente. Para chegar a esse objetivo, a ZTE Corporation firmou um acordo de cooperação com a China Mobile para melhorar a eficiência energética do 5G. O acordo foi assinado em um seminário sobre economia de energia orientadas para redes 5G 3D-multiple-input, multiple-output (MIMO) e small cells.

Para atender as demandas por capacidade de rede, as estações rádio-base Massive MIMO e Redes Ultradensas (UDN) envolvendo small cells, se tornarão tendência com o passar do tempo. Além disso, serão as principais arquiteturas para a construção de redes no futuro. O rápido crescimento dos serviços acelera o aumento dos sites e do consumo de energia. Para melhorar a eficiência energética das futuras redes 5G, a ZTE introduziu a solução Access Cloud Engine (ACE). Ela possibilita uma colaboração eficiente dos recursos das redes 5G.

A solução ACE foi desenvolvida para atender à demanda diversificada dos futuros serviços na rede de acesso sem fio. Esta solução oferece suporte à rápida implantação e o fornecimento de serviços com capacidade escalável e configurável.

Com uma arquitetura de nuvem unificada e infraestrutura compartilhada, a solução oferece suporte a Mobile-Edge Computing (MEC) e implantação flexível de serviços. O Access Cloud Engine suporta a colaboração multi-site e a integração multi-sistema, além de habilitar e desabilitar recursos sem fio de acordo com a distribuição de serviço e a mudança de recursos, reduzindo ainda mais o consumo de energia em redes de 5G.

“A ZTE está disposta a trabalhar com os parceiros da cadeia da indústria para construir redes energeticamente mais eficientes a partir de cinco perspectivas de evolução da arquitetura: redes, tecnologias de economia de energia, cenários de aplicação, novas estações rádio-base e evolução do chip, firmado uma base sólida para uso comercial em larga escala de redes de 5G”, disse Zhang Shizhuang, diretor de planejamento de produtos da ZTE.