Na época de férias, muitas crianças ficam na casa dos avós. Esse projeto mostra uma saída para driblar o pouco espaço

Atualmente é muito comum ambos os pais trabalharem tempo integral. Para não deixar as crianças sozinhas durante as férias, é muito comum que os avós busquem as crianças e fiquem com elas. Mesmo sendo uma tarefa prazerosa, a quantidade de netos pode trazer um problema: falta de espaço para dormir.

Um projeto realizado pelas arquitetas, Ana Cristina Tavares e Claudia Krakowiak Bitran, foi repaginar um quarto antigo e transformá-lo em um novo ambiente para seus quatro netos. Além de receber as crianças com conforto, a proprietária pediu que o quarto pudesse proporcionar área livre para as brincadeiras do quarteto.

 

Devido ao grande pé-direito do cômodo, foi possível que as arquitetas usassem muito da criatividade na criação em marcenaria. A partir daí, nasceu o quadriliche projetado em uma estrutura de madeira de 4,40m de largura para receber as duas beliches. Entre elas, uma pequena escada conecta o acesso para as camas superiores. No projeto, os móveis foram desenhados pensando em cada detalhe para a segurança das crianças, como o caso das grades de proteção das camas de cima que parecem de madeira, mas na verdade são de aço pintado na mesma cor da estrutura.

“Optamos pelo aço por conta da resistência, já que as crianças podem se apoiar sem correr o risco da grade quebrar”, explica Claudia.

No quarto, ainda existe uma bancada lateral que abre espaço para os desenhos e criatividade deles. A mesa é chumbada na parede com 2,30m de comprimento, 0,60cm de profundidade e 5cm de espessura. As prateleiras acima da mesa organizam livros e brinquedos e tem as medidas parecidas com a da bancada.