vantagens e vulnerabilidades da tecnologia Bluetooth

Professor do curso de Engenharia de Computação do Instituto Mauá de Tecnologia dá dicas para tornar mais eficiente o uso do Bluetooth

Ela já está presente em nossas vidas há algum tempo, e ajudou a tornar mais interativas as nossas rotinas diárias. Estamos falando da tecnologia Bluetooth, um padrão global de comunicação sem fio (além de muito simples e amigável) que oferece soluções completas e adequadas para atender às necessidades crescentes de conectividade wireless (incluindo streaming de áudio, transferência de dados e serviços de localização).

Largamente utilizado em todo o mundo, o padrão segue ganhando terreno – a estimativa dos especialistas é que, até 2025, existam aproximadamente 6 bilhões de dispositivos Bluetooth habilitados em todo o planeta. Porém, apesar de a usarem cotidianamente, nem todos estão familiarizados com a forma pela qual a tecnologia funciona.

Recomendações

Como explica Everson Denis, professor do curso de Engenharia de Computação do Instituto Mauá de Tecnologia (IMT), esta tecnologia de conectividade sem fio se divide em duas vertentes: rádio “Bluetooth Classic” – um rádio de baixa potência que transmite dados em 79 canais na banda de frequência industrial, científica e médica (ISM) não licenciada de 2,4GHz – e rádio “Bluetooth Low Energy (LE)”, que opera com energia muito baixa e transmite 40 canais na banda de frequência ISM não licenciada de 2,4GHz.

Ainda segundo Everson, embora seja considerada uma forma de conexão segura, o Bluetooth, a exemplo de qualquer outra tecnologia, tem algumas vulnerabilidades. “Como o Bluetooth opera em distâncias menores que as de Wi-Fi, por exemplo, isso dificulta a interceptação do sinal”, afirma o especialista. “De qualquer forma, existem algumas dicas para evitar problemas”.

Everson não recomenda que o dispositivo seja conectado a equipamentos desconhecidos ou na presença de outros aparelhos eletrônicos habilitados para Bluetooth. Outras dicas do especialista são: desativar quando não estiver usando-o e desativar os recursos de bloqueio inteligente no PC e no telefone; usar dispositivos que tenham autenticação para emparelhar; e alterar o código do fabricante para um código PIN conhecido apenas pelo usuário.

Outro toque importante: uma vez que a tecnologia Bluetooth opera na frequência de 2,4GHz, ela está sujeita a interferências com dispositivos que estejam funcionando na mesma frequência (incluindo fornos de micro-ondas e até mesmo teclados e mouses wireless).