A “IA” está presente não apenas em dispositivos mais sofisticados

Além de estar presente em nossas casas, tecnologia vem transformando o cotidiano das pessoas

Fotos Shutterstock.com (por maxuser) e Divulgação

Ainda há quem considere a Inteligência Artificial um assunto “exótico”, mais condizente com os filmes de ficção científica do que com o mundo real. O que essas pessoas não percebem é que o conceito já está em prática em suas vidas há um bom tempo, embora isso passe quase despercebido. A “IA” está presente não apenas em dispositivos mais sofisticados, como em nossos smartphones e até em eletrodomésticos que temos em nossas casas (caixas de som, televisores e aparelhos de ar condicionado, entre outros dispositivos).

O termo “IA” se refere ao ramo das ciências da computação encarregado de pesquisas que visam desenvolver dispositivos e sistemas capazes de resolver problemas e auxiliar pessoas em vários tipos de tarefas. Para que esse objetivo possa ser alcançado, são idealizados programas que simulam a cognição humana em diversas perspectivas a partir de dados. Com essa abordagem, aplicações tentam simular as sinapses das conexões humanas para atuar em inúmeras funções.

REFORÇO À ÁREA DE SAÚDE

Para além dos limites de nossas casas, a Inteligência Artificial também marca presença em setores fundamentais da sociedade, trazendo melhorias que beneficiam a todos nós. Na área de saúde, por exemplo, é empregada para garantir uma melhor gestão de leitos, uma vez que permite uma atualização mais rápida e precisa de dados e consegue calcular de forma mais assertiva a necessidade de sistematizar ou requerer mais unidades.

Isso permite agir com antecedência para evitar um colapso na rede hospitalar, um risco que enfrentamos durante a pandemia de Covid-19. A IA também é utilizada para interpretar exames, investigar diagnósticos e buscar casos semelhantes e pesquisas em todo o mundo. Startups de health tech, como Alice e Sami, a empregam para oferecer uma melhor experiência aos usuários.

Já na agricultura, os algoritmos são usados para o controle do uso de sementes e para monitorar a lavoura, previsão de tempo e situação do clima. Em Santa Catarina, por exemplo, existem iniciativas que usam a inteligência artificial para criar projeções das safras de milho de maneira diária. A coleta de dados feita por pesquisadores pode evitar grandes prejuízos e trazer avanços ao setor.

Não é por acaso que grandes empresas nacionais especializadas nesse segmento investem milhares de reais em IA. Um levantamento realizado pela Gartner CIO and Technology Executive Survey 2022, da consultoria global Gartner, aferiu que 48% dos empresários do setor já investem ou planejam investir em mecanismos de IA nos próximos 12 meses.

EDUCAÇÃO APRIMORADA

A inteligência artificial também se tornou uma importante aliada do ensino, uma vez que as metodologias antigas usadas pelos professores na entrega dos conteúdos se tornaram obsoletas. Em sistemas de ensino, a tecnologia atua como um professor virtual, atendendo os alunos 24 horas por dia. Está disponível para consulta a qualquer momento e proporciona uma educação personalizada e de qualidade. A implementação da inteligência artificial em um sistema de ensino pode melhorar os resultados, tornar os processos mais ágeis e ajudar a reduzir as despesas operacionais…

Confira a matéria completa na edição 196 da Áudio & Vídeo – Design e Tecnologia. Acesse, gratuitamente, e outras matérias que vão chamar a sua atenção!