A CASA “SUPERINTELIGENTE” DO HOMEM DE FERRO

0

Fora do gibi, a casa“superinteligente” do Homem de Ferro, famoso personagem da Marvel Comics, está prestes a se materializar no mundo real

Texto: José Assunção Rodrigues 
Imagens: Divulgação

O ano de 2016 já começou com uma declaração de Mark Zuckerberg, fundador do Facebook, de que, durante sua licença paternidade, ele também se dedicararia a desenvolver um sistema de inteligência artificial para a sua residência baseado no “Zarvis” (o cérebro da casa de Tony Stark, o Homem de Ferro).

Creio que a vontade de criar esse tipo de “cérebro artificial” já esteve na mente de muitos entusiastas de tecnologia. Porém, Zuckerberg reúne as principais ferramentas que podem tornar isto possível: tempo e dinheiro!

E, pelo que foi divulgado em toda a imprensa, ele pretende começar com tudo o que já existe no mercado como ponto de partida. Qual será a tecnologia escolhida para receber esta injeção de recursos?

Benefícios reais

A inteligência artificial já vem sendo desenvolvida para este fim em diversas empresas e laboratórios de pesquisa pelo mundo afora. Porém, sofre do mesmo mal que assola o mercado da automação residencial desde os primórdios de sua história: a grande diversidade de tecnologias e a falta de padronização e recursos.

Creio que todos nós estamos formando uma corrente e torcendo para que este projeto se concretize o mais breve possível, pois isto significaria um salto de algumas décadas na tecnologia hoje aplicada a residências. E que isto traga não somente conveniências estéticas, mas benefícios reais para as pessoas, na forma de uma melhoria em termos de conforto, segurança e bem-estar.

Quem sabe, um dia, teremos uma casa com todos os recursos à disposição do personagem Tony Stark – não só o Zarvis, mas o espaço, a vista e as condições de habitabilidade que o filme nos transmite. Por enquanto, vamos assistindo às aventuras do herói e sonhando com um mundo possível. Quem sabe, quando acordarmos, tudo isto já será uma realidade? Zuckerberg, força! Estamos com você!

Veja Também

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here