Superior a padrões anteriores, Wi-Fi 6 faz um gerenciamento mais eficaz do tráfego de dados entre usuários da rede que estão fazendo transmissões ou usando as redes sociais
Foto Shutterstock.com (por Niphon Subsri) e Divulgação
Hoje, muita gente valoriza o conceito de conectividade, que é a base para o conceito das casas inteligentes. Todos já se acostumaram com a ideia de uma rotina caseira facilitada por equipamentos que se comunicam entre si, criando um ecossistema tecnológico que trabalha em pro do conforto, da segurança e da produtividade.
Porém, nem todo mundo dá a devida atenção à tecnologia que torna todo esse processo possível: o Wi-Fi. Normalmente atualizados de forma displicente (não raro, só após anos de uso), hardwares como os roteadores são configurados no momento da instalação e, depois, esquecidos. A única hora em que as pessoas são lembradas de que ainda estão por perto é quando precisam se reconectar à rede.
Largura de banda
No que se refere à conectividade de rede, o Wi-Fi 6 é tido como o padrão mais avançado. Graças a uma nova convenção de nomeação pela aliança Wi-Fi, o nome da padrão 802.11ax é mais fácil de lembrar em comparação com padrões anteriores, como 802.11n e 802.11ac.
Com o tempo que a maioria das pessoas passa na internet, a alocação adequada da largura de banda entre vários dispositivos torna-se um aspecto absolutamente crucial. A geração anterior do Wi-Fi802.11ac — agora, conhecido retroativamente como Wi-Fi 5 — foi projetada para fornecer internet rápida para smartphones e laptops.
À medida que mais dispositivos prontos para a internet fazem login na rede, como Smart TVs, consoles de jogos, aparelhos online e outros dispositivos de rede, é vital que a conectividade seja bem gerenciada pelo roteador.
Vantagens
Mas, afinal, em que o Wi-Fi 6 é tão mais vantajoso que o padrão anterior? O primeiro aspecto a ser destacado é que ele oferece mais rapidez no que se refere à velocidades de rede. O Wi-Fi 6 pode ir tão rápido quanto 9.6Gbps em comparação com 3.5Gbps no Wi-Fi 5. Isso também significa que haverá mais velocidade disponível para todos os dispositivos da rede.
Certos aplicativos que exigem banda larga pesada, como vr e streaming de vídeo 4K e 8K, são mais beneficiados por este padrão, que também é equipado para lidar com mais dispositivos na rede – e eles são cada vez mais numerosos.
Por conta de uma tecnologia chamada “OFDMA”, os roteadores Wi-Fi 6 podem enviar mais dados para mais dispositivos enquanto atribuem canais a cada dispositivo com base em sua atividade de rede. Em uma rede mais antiga, mais dispositivos usando Wi-Fi podem retardar toda a rede.
O Wi-Fi 6 pode gerenciar efetivamente o tráfego de dados entre usuários da rede que estão jogando, baixando, transmitindo vídeo ou usando mídias sociais, por exemplo. Outra vantagem proporcionada pelo novo padrão é a ampliação da cobertura da rede. Utilizando um roteador Wi-Fi 6, certamente haverá menos “pontos mortos” nas dependências de uma casa.