Home Theater

VIVA A DIFERENÇA!

Escolhas muito inteligentes são o segredo do sucesso deste home theater, no qual o conforto, a elegância e a tecnologia são os maiores destaques

Por Eduardo Torelli

Em algumas ocasiões, um olhar profissional pode fazer toda a diferença. Isto se aplica a este belo apartamento em São Paulo (SP), onde vivem uma empresária e seus dois filhos. O local onde se acha instalado o home theater da propriedade fica na cobertura, em um espaço que não costumava ser usado pelos moradores. Foi a arquiteta Cristiane Schiavoni (do escritório Cristiane Schiavoni Arquitetura e Interiores) que teve a inspiração de transformá-lo no canto mais divertido do apartamento – um lugar perfeito não apenas para assistir a bons filmes, mas, também, para receber amigos e familiares.    

        “Durante o projeto, sugeri colocar o home theater na parte de cima, e eles amaram a ideia”, recorda Cristiane. “Até porque, isso abriu a possibilidade de ser um espaço de integração, onde eles pudessem receber um maior número de pessoas. Assim, criamos um ambiente de lazer completo, que integra o living e a churrasqueira, que fica bem ao lado”.  

ESTILO CLÁSSICO

Durante a viabilização do projeto, surgiram fatores que acabaram contribuindo para o excelente resultado estético do ambiente. “Ao lado da sala de TV, quando tirei o forro, descobri um pé direito altíssimo”, lembra a arquiteta. “Mas isso foi ótimo, já que pude aproveitá-lo no projeto”.

O perfil da cliente foi determinante na hora de definir o “look” do home theater. Segundo Cristiane, o estilo totalmente clássico da proprietária se refletiu nas principais escolhas feitas pela arquiteta. “Exceto pelo painel da TV e o móvel do bar, todos os objetos e peças já eram da cliente – assim, foi muito simples fazer esta leitura do estilo com o que ela desejava para cada ambiente”.

Já que a proposta era clássica, a especialista priorizou cores como o bege, o cinza, o vermelho e o preto. “Esses tons se harmonizam muito bem com peças e móveis de acabamentos precisos e especiais”, observa Cristiane. Grande parte do mobiliário já era do acervo da cliente, o qual a arquiteta integrou ao projeto com critério e bom gosto. Mas algumas peças adicionais foram adquiridas para complementar o décor: a mesa de centro é da Galeria Duarte, e a Banqueta Berilo, da Saccaro.

Cristiane também recorreu a estratégias interessantes para harmonizar os aspectos técnicos e estéticos da sala, um cuidado que sempre é observado nos melhores projetos de home theater. “A ideia não era usar uma estante tradicional, já que não queríamos um rack comum”, revela a especialista. “Assim, nos asseguramos de que tudo ficasse dentro da parede, embutido. Este painel tem todos os nichos necessários e ainda disfarça a porta do lavado, que fica bem ao lado”. A peça foi desenhada por Cristiane e feita sob medida pela Bontempo. Já o sistema de áudio e vídeo instalado no home foi idealizado pela Imagic Multimidia.

“Para a área do home theater, sempre busco uma iluminação que ofereça aconchego e bem-estar”, prossegue a arquiteta. “Por isso, neste ambiente, trabalhei com circuitos para criar diferentes cenários e possibilidades. A iluminação é toda de embutir, com circuitos que dão foco às obras de arte”.         O equilíbrio e bom-gosto que caracterizam o home theater se estendem aos demais ambientes da casa, elaborados a partir dos mesmos critérios estéticos. “Um detalhe que acho legal ressaltar é que procurei trazer um pouco de leveza ao projeto, uma vez que os móveis eram mais ‘brutos’ e volumosos”…

*Confira a matéria completa na revista Áudio & Vídeo – Design e Tecnologia

Áudio & Vídeo – Design e Tecnologia
You don't have permission to register

Cadastre-se e faça parte de nossa lista VIP!

Obtenha vantagens e descontos especiais de nossos parceiros.