Visual de uma casa no litoral paulista

Estilo e alta tecnologia são os cartões de visita desta irresistível casa no litoral paulista

Por Eduardo Torelli Fotos Sergio Israel

Além de encantamento estético, um bom projeto de interiores precisa entregar soluções ao cliente. Isso porque conforto e funcionalidade são tão importantes quanto estilo no que se refere aos ambientes de uma propriedade.

Esta norma foi seguida à risca pela arquiteta Patricia Penna (à frente do escritório Patricia Penna Arquitetura e Design) e por sua equipe na hora de idealizar o “look” dos espaços de uma bela casa no litoral paulista.  Ampla, aconchegante e com revestimentos de fácil manutenção, a residência atende plenamente às necessidades de seus proprietários.

Visual externo

Com ambientes leves e fluidos, a casa tem uma atmosfera “urbana”, embora mantenha seu charmoso apelo de residência de veraneio. Um dos destaques do projeto é a área externa, na qual há uma piscina semicoberta e um lindo gramado de frente para o mar.

Espécies como coqueiros, orquídeas e guaimbés, além de uma jabuticabeira, complementam o paisagismo. E um deck ecológico, guarnecido com espreguiçadeiras, permite curtir em grande estilo os dias ensolarados (o mobiliário escolhido para as áreas de lazer tem estrutura de alumínio e acabamentos próprios para resistir às intempéries).

Beleza e modernidade

A mesma elegância se faz presente no interior da casa, onde a beleza e a modernidade são combinadas de forma harmônica. Um bom exemplo é o home theater, o cantinho predileto dos proprietários em dias chuvosos. 

“A principal solicitação dos clientes foi que o ambiente, além de ser uma sala de TV, pudesse ser usado durante o dia como um complemento do living”, afirma a arquiteta Patricia Penna em entrevista à Áudio & Vídeo – Design e Tecnologia.  “Dessa forma, pensamos em uma sala com toda a infraestrutura de home theater e integrada à sala de estar por meio de portas de correr”.

O conforto é assegurado por dois sofás forrados em tecido de algodão. Já os painéis de madeira têm uma dupla função: além de aquecerem o cômodo, eles contribuem para o isolamento acústico. Os tons escolhidos são neutros e contrastam com ocasionais pontos de cor proporcionados pelas almofadas, mantas e vasos de plantas.

Equipamentos escondidos

O rack da sala foi elaborado pelo escritório de arquitetura, seguindo as orientações da empresa SDA Automação (que assinou o projeto técnico). Por meio desta peça, Patricia atendeu a outra solicitação dos clientes: não deixar os equipamentos expostos no ambiente.  “Eles preferiram mantê-los fechados dentro do móvel, por uma questão estética e para assegurar-lhes uma maior durabilidade, em razão da exposição à maresia”, prossegue a arquiteta.

Para um melhor aproveitamento do espaço, o home theater ainda foi equipado com uma persiana blackout da Hunter Douglas. “Ela fica embutida no cortineiro de gesso”, conta Patricia. “As portas, que isolam esse ambiente do living principal, são de madeira com isolamento acústico, oferecendo uma maior qualidade de uso da sala”.

Convívio perfeito

Na área social da propriedade, chamam atenção os grandes painéis de madeira no pavimento térreo. Familiares e convidados passam horas muito agradáveis no living, onde um sofá e duas confortáveis poltronas em tons neutros reforçam a atmosfera minimalista da decoração.

“Os layouts fluídos e sem exageros são compostos por um mobiliário simples, porém, sofisticado”, acrescenta o arquiteto João Paulo Duque, do escritório Patricia Penna Arquitetura & Design. “A sensação de continuidade dos ambientes fica por conta do piso em porcelanato técnico de cor clara”.

Integrado à área gourmet, o jantar conta com uma ampla mesa para doze ocupantes, ideal para receber os amigos ou confraternizar com os familiares. E uma área de leitura (decorada com duas confortáveis chaises estrategicamente posicionada entre o living e o jantar) garante os momentos intimistas dos proprietários. Resistente e de fácil manutenção, o porcelanato térmico reveste todo o piso da casa.

No segundo pavimento, o destaque é a suíte máster, que oferece vista para a praia. O mobiliário do cômodo (Alfa Marcenaria e Armando Traldi) se distingue por suas linhas retas e cores neutras. Já as mesas de cabeceira, em laca branca, são práticas e perfeitas para o apoio de objetos essenciais.

Projeto personalizado

A SDA Automação e Home Theater foi escolhida para idealizar e implementar o projeto técnico por indicação de Patricia Penna. Segundo Mauro Costa, diretor comercial da empresa, a meta foi desenvolver um projeto completo e totalmente personalizado para a propriedade. 

“Nosso trabalho também envolveu a passagem dos cabos e a instalação e configuração de todos os equipamentos”, afirma Mauro. Além de um sistema 7.1, tela translúcida e um projetor com acesso visual para o living e a área gourmet, a SDA providenciou som ambiente para o living, a cozinha, a área gourmet, a piscina e a área externa, bem como sistema de Ethernet, circuito fechado de TV e automatização para as luzes, ar condicionado, áudio e vídeo, cortinas e persianas da propriedade. “A instalação foi feita em um período de aproximadamente dois anos”, acrescenta o diretor comercial da SDA. “Ou seja, fomos um dos primeiros fornecedores a entrar na obra e um dos últimos a sair”.

Fácil manuseio

No que se refere à automação, que atende à propriedade como um todo, a solicitação dos clientes foi por um sistema intuitivo e fácil de usar. “Pensando nisso, criamos várias cenas”, diz Mauro. “Com um simples toque, todo o ambiente é preparado e é possível controlar a iluminação, a climatização, as persianas, o áudio e vídeo e até a piscina”.

As marcas e modelos dos equipamentos e soluções tecnológicas incluídas no projeto foram definidas levando-se em conta sua modernidade e capacidade de atender às exigências dos proprietários. “Cada um de nossos projetos é pensado para corresponder às necessidades dos clientes, por meio de um estudo exclusivo e que leva em consideração as melhores soluções e marcas disponíveis no mercado mundial”, conclui Mauro.