TIRANDO AS DÚVIDAS SOBRE ELÉTRICA

0

Saber a diferença entre Potência, Tensão e Corrente elétrica, é essencial na hora de comprar os equipamentos para casa, para evitar erros e acidentes

O eletricista, durante uma construção ou uma reforma, é peça importante para criar uma rede elétrica bem estruturada e livre de possíveis problemas. Entretanto algumas informações são importantes para todas as pessoas, tanto consumidores quanto profissionais. Saber sobre potência, tensão e corrente é ideal para evitar aquisições errôneas de equipamento e evitar acidentes.

Potência elétrica

Um dos fatores mais importantes na escolha de um produto elétrico, como aspirador de pó, chuveiro ou lâmpada, é a potência elétrica, medida em Watt (W), pois é ela que determina a força do motor do aparelho. Isso significa que quanto maior a potência, mais rápido, mais quente ou frio torna-se o aparelho, ou maior é a luminosidade de uma lâmpada. No entanto, o consumo de energia eleva-se proporcionalmente. Aparelhos com maior potência consomem mais, independentemente se tiverem tensão 127V ou 220V.

Tensão elétrica

Outra medida muito comum é a tensão elétrica – ou voltagem –, cuja unidade é Volt (V). É sempre necessário verificar qual a tensão do aparelho/produto e da tomada onde o mesmo será ligado. Em geral, as tensões residenciais são 127V e 220V. Por isso, quando um aparelho fabricado para receber 127V é ligado numa tomada 220V, ele recebe mais energia do que suporta, e pode ser danificado. Quando ocorre o contrário, um equipamento de 220V ligado numa tomada de 127V, ele é subutilizado. Ao contrário que se pensa, ambas as tensões têm o mesmo desempenho, consumo de energia e grau de periculosidade.

Corrente elétrica

Corrente elétrica é o movimento ordenado de cargas elétricas positivas e negativas através de um condutor. A corrente elétrica pode ser contínua, gerada por pilhas e baterias, ou alternada, gerada por usinas que transformam qualquer tipo de energia em elétrica, a qual chega até nossas casas. É a corrente elétrica que provoca choques quando passa pelo corpo humano, podendo matar. Por isso, fique atento ao fio ou cabo utilizado, que precisa ser compatível com a corrente que passa por ele.