Manutenção garante o bom funcionamento e a durabilidade do ar condicionado

Equipamento também requer uma higienização eficaz, para evitar a proliferação de ácaros

Todo mundo conhece os benefícios proporcionados por um aparelho de ar condicionado. Mas pouca gente se lembra de que, para que o equipamento continue a cumprir sua função de forma adequada, é preciso dispensar cuidados à sua manutenção. Limpezas periódicas, por exemplo, são essenciais para o bom funcionamento do produto.

Além das questões técnicas, o aparelho responsável por amenizar o calor também pode se tornar um problema para a nossa saúde se não for limpo de tempos em tempos. Quem possui um ar condicionado deve ficar atento quanto à higienização apropriada, evitando a proliferação de ácaros, poeira e demais partículas que podem se acumular com o passar dos dias.

Segurança em primeiro lugar

Na hora de fazer a manutenção do equipamento, o primeiro cuidado diz respeito à sua própria segurança. Quando remover o filtro de ar do aparelho, tome muito cuidado para não tocar em suas partes metálicas, que têm bordas afiadas e podem causar ferimentos.

Também não se esqueça de desconectar o equipamento da tomada. Cada modelo de ar condicionado demanda um tipo de limpeza diferente, mas essa norma sempre deve ser seguida na hora de higienizar a máquina. Trata-se da primeira ação que você deve adotar para evitar problemas e acidentes.

Saiba, ainda, que há uma variedade de produtos de limpeza que podem, além de danificar os componentes do ar condicionado, ser agressivos para a saúde das pessoas que estejam em um ambiente climatizado pelo equipamento. De acordo com a Anvisa, os produtos saneantes destinados à limpeza de máquinas para fins de climatização precisam estar devidamente registrados para essa finalidade, e não podem conter traços de formaldeído, qualquer tipo de cera ou apresentar reação biológica. É importante ficar atento para usar os produtos corretos.

Aletas

Outra recomendação é jamais utilizar água para limpar o interior do equipamento. A água pode danificar o isolamento do ar condicionado, causar descargas elétricas e, nos piores casos, comprometer todo o equipamento. Somente utilize água para limpar o filtro, quando estiver devidamente retirado do aparelho, e a parte externa.

As serpentinas são responsáveis pelo processo de climatização e podem acumular sujeira e umidade, criando um ambiente favorável ao surgimento de mofo, bactérias e fungos. Por essa razão, elas devem ser mantidas devidamente limpas com periodicidade. O mesmo se aplica às aletas (pequenas grades que direcionam o vento), que podem ser limpas com um jato de ar comprimido no sentido inverso das peças, ou mesmo com um pano.

Para não dar de cara com um cenário desolador toda vez que for higienizar o aparelho, é importante manter alguns de seus componentes preventivamente limpos, como os gabinetes, as grelhas e a área ao redor do equipamento. Nesse caso, a limpeza é mais simples e pode ser realizada com pano ou flanela umedecidos ou com sabão neutro e água morna. Nunca use solventes, benzinas ou lustradores, pois eles podem provocar rachaduras e danificar o aparelho.

Por fim, tenha com o ar condicionado o mesmo cuidado que você dispensa ao smartphone, PC ou televisão. Um deles é selecionar com bastante critério o local onde a máquina será posicionada, evitando que ela tenha contato com sujeira, chuva e sol. É importante ressaltar, ainda, que limpezas mais pesadas devem ser feitas por profissionais especializados. Observadas essas regras essenciais, a manutenção periódica deve ser feita da maneira descrita nos tópicos abaixo:

1. Desligue o aparelho de tomada;

2. Remova o painel frontal;

3. Para ter acesso à bobina, retire o filtro de ar;

4. Caso queira utilizar produtos, procure os que sejam destinados especificamente a esse tipo de limpeza;

5. Tome cuidado para os produtos não entrarem em contato com a fiação e demais peças durante a limpeza da bobina;

6. Limpe as lâminas da ventoinha com pano úmido e detergente neutro para retirar a poeira acumulada;

7. Caso não precise substituir o filtro, lave-o separadamente com água morna e detergente neutro, deixando secar à sombra;

8. Verifique se as tubulações e isolamentos estão corretamente vedados. Caso não estejam, é recomendado chamar um técnico especialista;

9. Finalizados todos os procedimentos e após a secagem do filtro, encaixe novamente as peças em seus devidos lugares e aguarde 10 minutos antes de ligar o aparelho.