TECNOLOGIA A SERVIÇO DA SAÚDE

0
Foto: (Imagem ilustrativa Shutterstock.com/ Por Everything Possible )

Cada vez mais, a tecnologia se mostra a favor da saúde. E os novos recursos e inovações parecem não ter limites quando se trata deste assunto. Em breve, uma inovação promete gerenciar e monitorar o bem estar de muitas pessoas que necessitarem de um pronto atendimento através do smartphone.

A invenção foi criada pelo médico Dr. Claudio Afonso Ambrósio, que é filiado à Associação Nacional dos Inventores (ANI). Trata-se de um dispositivo que permite pronto atendimento e socorro domiciliar, além de ser possível também realizar comandos de ações, à distancia.

O ainda projeto, terá basicamente dois modelos, um básico e um avançado. Sendo que todas as funções podem ser ativadas independente do comando do paciente (se assim for programado), propiciando ajuda em caso deste estar inconsciente ou impossibilitado de acionar o dispositivo.

O projeto terá um botão de emergência para ser acionado pelo paciente em caso de crise de epilepsia, pré-enxaqueca, crise de asma infantil, angina instável, entre outros. Segundo informação divulgada à imprensa, o dispositivo é fácil de ser utilizado. Ao ativar o botão de pânico, o aparelho faz uma chamada telefônica para o número pré-definido anteriormente e envia SMS para vários outros números pré-estipulado, simultaneamente.

Além disso, o aparelho enviará para o celular a localização exata do socorro, através de um mapa (3D) para ajudar a família na localização ou ainda, enviar uma ambulância. A inovação permite ao medico, cuidador ou familiar escutar no próprio celular, o que está acontecendo, enquanto o socorro não chega ao local.

“É possível também ser monitorado por telefone celular os dados da bomba de insulina e bomba de glicose. Também pode ser conectado ao medidor de glicose no sangue, MAPA cardíaco ou qualquer outro dispositivo médico de diagnóstico ou tratamento com as respectivas adequações”, explica o inventor, Dr.Claudio.