TECNOLOGIA A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO

0
Foto: (Divulgação)

Colégio usa tecnologia como metodologia de ensino

Em um mundo completamente globalizado em que a tecnologia muitas vezes é relacionada apenas ao uso das redes sociais e jogos online, principalmente no universo infanto-juvenil, expandir o conhecimento e acessar aos recursos de modo que possam ser aliados da educação é fundamental. Pensando nisso, uma proposta que aliou competências socioambientais e digitais foi desenvolvida com alunos do 7º ano do Colégio Marista Londrina, no Paraná.

Ao visitarem o Parque Estadual Mata dos Godoy, uma das últimas reservas naturais de mata nativa do norte do Estado, alunos, com idades entre 11 e 12 anos, fotografaram usando o celular, algumas espécies raras e nativas e refletiram sobre como a paisagem os impactou.

Com as fotos, foi montada uma exposição. Cada imagem continha um QR code, que poderia ser escaneado a partir de um dispositivo móvel, e levaria o espectador diretamente a um pequeno texto inspirado na imagem. Os estudantes tiveram contato com mais de 200 espécies de árvores da Mata Atlântica e cerca de 180 espécies de aves silvestres.

De acordo com os professores da escola, como consequência, os alunos aprenderam mais sobre Ciências, História e Geografia. “Com esses trabalhos fora da sala de aula há um salto de qualidade na coleta de dados, que se tornam mais precisos e de maior qualidade audiovisual quando vivenciados”, observa a professora de Ciências Cintia de Melo Bernardi, que conduziu o trabalho junto à professora Bárbara Gionco.

As professoras ainda ressaltam que a tecnologia, quando usada junto à educação, é uma ferramenta que ajuda enriquecer o conhecimento. “Eles se apropriam das tecnologias e se tornam autores dos seus próprios conhecimentos. Os alunos puderam aliar uma percepção sensível ao uso criativo da tecnologia”, finaliza Bárbara.