Carro esportivo de rua Mustang GTD 2025 .

Supercarro desenvolvido pela Ford Performance e a Multimatic conta com tecnologias que vão além das permitidas nas corridas

Com produção limitada a partir do final de 2024 e inicio de 2025, o esportivo de rua Mustang GTD 2025 sai de fábrica pronto para enfrentar qualquer desafio. A “supermáquina” foi desenvolvida pela Ford Performance e a Multimatic e traz tecnologias que vão além das permitidas nas corridas. Criado pelos engenheiros do centro de desenvolvimento e testes da Ford em Allen Park, Michigan (EUA), o veículo foi projetado para encarar o melhor dos carros esportivos europeus.

“O Mustang GTD destrói todas as noções preconcebidas do que é um supercarro”, afirma Jim Farley, presidente e CEO da Ford. “É uma nova abordagem para nós. Não projetamos um carro de rua para as pistas, criamos um carro de corrida para as ruas. O Mustang GTD pega a tecnologia do nosso Mustang GT3 de competição, a envolve numa carroceria de fibra de carbono e a libera nas ruas”.

“TOUR DE FORCE”

Homologado para as ruas e com a alma do Mustang, o modelo é um “tour de force” tecnológico, inspirado no Mustang GT3 programado para correr em Le Mans no próximo ano. A carroceria larga, esculpida em fibra de carbono, e a imponente asa traseira já antecipam seu incrível desempenho.

Vale destacar que todas as peças de precisão do Mustang GTD foram especialmente projetadas. Cada forma é determinada pela função. Ele foi projetado com um propósito: ser mais rápido na pista, com mais tecnologia que os carros de corrida nos quais se baseia. Muitas pessoas que participaram do seu desenvolvimento também estão por trás dos Mustangs de corrida e do GT vencedor de Le Mans.

“Quando você olha para a engenharia, a aerodinâmica e como o trem de força funciona, o Mustang GTD é um foguete de rua”, diz Mark Rushbrook, diretor global da Ford Performance Motorsports. Além de ter uma incrível força descendente para rodar plantado no asfalto, assegurada pela aerodinâmica ativa e a aderência dos enormes pneus, o veículo para com precisão, graças aos freios de carbono-cerâmica, e possui transmissão de oito marchas com dupla embreagem montada na traseira e eixo de transmissão de fibra de carbono leve. Tudo isso movido a uma velocidade espantosa por um V8 de 5,2 litros supercharged, com potência estimada de mais de 800 cavalos.

PERFORMANCE E TECNOLOGIA

Segundo Greg Goodall, engenheiro-chefe de programa da Ford, o hardware foi cuidadosamente selecionado e desenvolvido para permitir um tempo de volta excepcional. “O objetivo deste projeto era claro – ir muito, muito mais rápido que nunca, com tempo de volta de menos de 7 minutos em Nürburgring. Isso faz dele o Mustang de rua mais rápido da Ford”, conta o engenheiro.

Já a cabine traz materiais de acabamento premium, incluindo camurça Miko combinada com couro e fibra de carbono e monitores digitais que mantêm o motorista envolvido e no total comando. Os bancos Recaro, otimizados para os dias de pista, são complementados por paddle shifters, seletor de câmbio rotativo e placa de série feitos com titânio reaproveitado de peças de caças Lockheed Martin F-22. O banco traseiro foi removido para reduzir o peso e criar espaço de carga.

O Mustang GTD estará disponível aos interessados com várias combinações de cores internas e pacotes externos opcionais. O carro poderá ser encomendado em qualquer cor, incluindo amostras fornecidas pelo cliente. Isso permitirá criar modelos exclusivos e dar ao carro uma presença marcante, o mais próximo possível de um Mustang GT3 de competição para as ruas. Com preço estimado em US$ 300 mil (R$ 1,4 milhão), os veículos começarão a ser montados na fábrica da Ford em Flat Rock. A finalização será realizada pelas equipes da Ford Performance e da Multimatic nas instalações da Multimatic em Markham (Canadá).

Essa e outras matérias interessantes estão na edição 212 da Áudio & Vídeo – Design e Tecnologia. Acesse gratuitamente e boa leitura!