Motorola One Zoom

Motorola One Zoom e suas funcionalidades surpreendentes

*Por Vinícius Andrade

A família “ONE” da Motorola segue se renovando. Arrojado e bastante moderno, o Motorola One Zoom conta com quatro câmeras traseiras bem especificadas, além de grandes quantidades de pixels e estabilização ótica. Esses e outros atributos fazem dele um dos mais avançados smartphones da marca americana.

Com um visual bonito e original, o One Zoom possui câmeras alinhadas com sensor de 48 Megapixels e lentes variadas (objetiva e ultra-wide), com a tecnologia já apresentada pela Motorola. O recurso Quad Pixel permite melhorar e realçar as fotos. Além disso, é possível recorrer ao modo “Nightvision” para obter resultados excepcionais.

A autonomia do One Zoom permite que o produto funcione durante um dia inteiro. Apesar de sua tela ter um brilho intenso e uma carga de bateria mediana, a interface do usuário é limpa e estável, o que resulta em um rendimento maior para quem utiliza o smartphone.

Destaques do Motorola One Zoom

DESIGN REQUINTADO

Além das quatro câmeras em uma base regular, o que primeiramente nos chama atenção neste dispositivo é o logo centralizado. O logo não tem a função de fazer o desbloqueio via sensor digital, mas sim, de emprestar ao celular um ar de sofisticação,acendendo-se sempre que o usuário bloqueia e desbloqueia o dispositivo. Isto lembra muito os Macbooks, que tinham seus logos acesos nas partes traseiras.

Bem dimensionado, o aparelho possui armação de metal e lados arredondados, além de uma tela OLED grande e primorosa. Nesta reformulação, uma vez que o logo não cumpre mais o papel de desbloqueio digital, a Motorola,pela primeira vez, tem um smartphone com sensor biométrico sob a tela, que se mostra preciso no dia-a-dia. Segundo a empresa americana, o desbloqueio digital fica mais rápido cada vez que o usuário o utiliza – é o chamado “aprendizado de máquina”.

No que se refere ao brilho, o usuário pode escolher entretrês perfis: Natural, Impulsionado e Saturando. Suas cores podem ser vistas detalhadamentegraças à resolução de 2340×1080 e sua alta densidade de pixels, especialmente em vídeos gravados em 4K (apesar de o modelo sórodar vídeos em 1080p).Sua proporção é um pouco maior que a de seu antepassado, o Motorola One Vision: 19:9. O modelo está disponível nas cores titânio, bronze e violeta.

PERFORMANCE ADMIRÁVEL

A empresa americana é mais conhecida no mercado por seus intermediários – todos eles, de peso. Porém, o One Zoom se enquadra mais na linha Premium. Foram poucas as ocasiões em que o modelo teve alguma desaceleração. Há limitações, mas estas são quase imperceptíveis. O usuário terá um smartphone eficiente em suas mãos.

O Motorola One Zoom traz um processador Snapdragon 675 (octa-core de até 2 GHz), apresentando bons resultados em jogos mais leves. Seu armazenamento chega a ser de 128GB com um slot híbrido para até 1TB de memória extra. A memória RAM é de 4GB.

O smartphone tem a versão Android 9 Pie, sendo integrado ao projeto “ONE”, que são versões mais estáveis e limpas do Android(e que prometem a utilização dos dispositivos por até três anos e com atualizações contínuas). A interface é a mesma dos demais celulares da Motorola. Vem de fábricacom os recursos básicos já instalados, além defuncionalidades extras da Motorola, como a captura ágil, o flash rápido e o “um botão de navegação”, que deixa o dispositivo mais maleável e interativo.

Em testes de benchmarks, o smartphone está acima de dispositivos como o G7 ou G7 Plus e ainda supera o Google Pixel 3ª, um smartphone intermediário que também se concentra em entregar registros incríveis na mesma faixa de preço.

O MAIS ESPERADO!

O principal destaque do One Zoom está em seu próprio nome: o dispositivo vem acompanhado de uma câmera quádrupla, sendo que uma compensa a outra. Herdando algumas funcionalidades de seus irmãos mais novos, o smartphone vem com uma câmera teleobjetiva, um sensor de profundidade, uma câmera ultra-wide e a principal, todas interagindo para criar um dos sistemas mais versáteis do mercado.

Sua câmera principal é de 48MP com abertura de f1.7, estabilização óptica e foco automático. Já o sistema de zoom conta com 8MP e abertura de f2.4, mais o zoom óptico de 3X (sua capacidade pode ser aumentada até 10X,mas, nesses condições, os registros saíram bastante granulados). A câmera ultra-wide,com ângulo mais amplo,tem 16MP e abertura de f2.4, enquanto a câmera com sensor de profundidade é de 5MP (apesar de não tirar fotos).

Os contras deste aparelho é que suas câmeras extras não possuem o modo noturno, o que resulta em uma exposição não tão boa durante os registros. A câmera selfie possui 25MP e entrega bons resultados, já que sua lente é de foco fixo – as cores são equilibradas e apresentam pouco ruído. Infelizmente, não é possível gravar vídeos em 4K com a frontal (um benefício que o Motorola One Action, outro dispositivo de peso da linha,proporciona ao usuário).

VALE A PENA?

O Motorola One Zoom combina sua boa câmera com uma bateria de 4000 mAh, que dura o dia todo. O Zoom é um aparelho que dá conta do recado, sendo um intermediário Premium da linha Motorola. O desempenho é excelente,apesar de o dispositivo ter apenas 4GB de RAM. O custo inicial foi de R$2.499,00, porém, em alguns varejos, é possível encontrá-lo por R$1.419,00.

*Esta e outras matérias você encontra na edição 173 da revista Áudio & Vídeo – Design e Tecnologia

You don't have permission to register

Cadastre-se e faça parte de nossa lista VIP!

Obtenha vantagens e descontos especiais de nossos parceiros.