Os smartphones são alvos preferenciais no verão.

Saiba que cuidados tomar com o celular no verão, uma época que põe a prova a resistência dos equipamentos

Apesar do verão ser a estação mais descontraída e esperada do ano, os dias mais quentes podem ter um efeito indesejado em nossos dispositivos e equipamentos eletrônicos. Os smartphones são alvos preferenciais desse fenômeno e têm sua resistência testada quando são submetidos a altas temperaturas.

Em muitos lugares do Brasil, a estação registra médias de até 50 graus, o que torna imperativo aos brasileiros tomar certos cuidados para proteger seus dispositivos móveis. O superaquecimento pode inutilizar seu aparelho e te obrigar a desembolsar um dinheiro extra em um momento desfavorável às suas finanças. Assim, a regra é se prevenir!

EXPOSIÇÃO

Mas, afinal, por que o verão põe em risco a integridade de nossos aparelhos? Segundo o CEO da rede Casa do Celular, Hugo Casasanta, a exposição ao calor acelera as reações químicas da bateria e pode levar à sua deterioração. Por isso, é essencial, ao carregar o aparelho, verificar se este está superaquecendo e, principalmente, evitar a exposição do equipamento ao sol.

Todo dispositivo eletrônico opera por meio do movimento de elétrons, que são repelidos e atraídos por campos eletromagnéticos. Em condições normais, o calor gerado é pequeno e dissipado facilmente para o ambiente ao redor, porém, quando está sob alto desempenho, o excesso de calor pode acumular e causar problemas no aparelho.

Alguns cuidados básicos podem manter os smartphones seguros em dias de muito calor. O primeiro deles é evitar submeter o celular à exposição direta ao sol. Seja na praia, na piscina ou mesmo durante um passeio, evite deixar o telefone sob o sol por longos períodos. Uma exposição prolongada pode afetar a bateria e diversos componentes sensíveis.

Outra precaução é deixar o smartphone em locais mais frescos quando o aparelho não estiver em uso. Bolsas e bolsos arejados são boas recomendações. Evite, também, deixar o aparelho no interior de carros estacionados sob o sol para não causar superaquecimento.

CAPAS

Opte por capas que permitam ventilação e dissipação de calor. Evite modelos grossos e isolantes, que podem reter o calor e contribuir para o aumento da temperatura interna do dispositivo. Além disso, em dias muito quentes, lembre-se de desativar recursos como GPS, Bluetooth e Wi-Fi quando não estiverem em uso. Essas funções podem gerar calor adicional, contribuindo para o aumento da temperatura do dispositivo.

É interessante, ainda, certificar-se de que o sistema operacional e os aplicativos do celular estão atualizados, já que esse processo, muitas vezes, proporciona melhorias em termos de gerenciamento de energia e eficiência térmica, e nunca utilize carregadores falsificados ou de baixa qualidade, que podem aquecer o equipamento e comprometer a vida útil das baterias.

Essa e outras matérias interessantes estão na edição 213 da Áudio & Vídeo – Design e Tecnologia. Acesse gratuitamente e boa leitura!