RETORNO GARANTIDO

Fabio Montoro, diretor de tecnologia da Rhox, explica por que a qualidade é um fator determinante para o sucesso de um projeto de áudio e vídeo desenvolvido para a área corporativa

Por Redação      Foto Divulgação

A Rhox é uma empresa distribuidora de equipamentos profissionais de áudio e vídeo com ampla experiência em projetos e apoio de instalação a seus integradores. Recentemente, passou a atender fortemente a demanda do mercado em relação a equipamentos de áudio e vídeo com qualidade profissional, consolidando-se como distribuidora de equipamentos profissionais de áudio e vídeo (PRO-AV). A companhia aposta alto nessa atividade, que se tornou o seu novo “carro chefe”, e almeja cadastrar o maior numero possível de empresas instaladoras e projetistas do país, ajudando-as a especificar produtos profissionais de PRO-AV.

A Rhox tem sede em Brasília, mas sua meta principal é atender a todo o país. O diretor de tecnologia, Fabio Montoro (graduado em Engenharia Eletrônica pela Escola de Engenharia do Rio de Janeiro e mestre em Engenharia Elétrica pela Universidade de Brasília, com ênfase em redes de computadores), desenvolve e implanta projetos de redes de dados, áudio, vídeo e automação. Ele iniciou a carreira como engenheiro de transmissão de dados e processamento de vídeo radar na implantação do sistema de defesa aéreo brasileiro (DACTA), onde ficou até 1977. A partir daí, passou a trabalhar como projetista de equipamentos de transmissão de dados e multiplexadores no Brasil e nos EUA.

Há mais de 20 anos, Montoro se dedica a projetos e implantações de sistemas de comunicação em edificações, contemplando comunicação digital de dados via cabo e wireless, sistemas de áudio e vídeo, segurança e automação. Nesta entrevista, o engenheiro fala sobre a nova fase da Rhox e explica por que a qualidade é um fator determinante para o êxito de um projeto corporativo.

 

AS EMPRESAS DE GRANDE PORTE ADQUIREM PRODUTOS TÃO SOFISTICADOS QUANTO OS QUE A RHOX OFERECE? OU COMPANHIAS DE MENOR PORTE TAMBÉM TÊM ACESSO A ESSES PRODUTOS E PODEM USÁ-LOS EM SUAS ROTINAS CORPORATIVAS?
Sim. É apenas uma questão de prioridade. Independentemente do porte da empresa, ela tem consciência do objetivo a alcançar e, em geral, quanto mais audacioso em termos de ganho de mercado, maior será o conteúdo tecnológico da solução que deverá adotar. Na verdade, o porte da empresa não tem relação com a sua orientação tecnológica, que depende mais do seu planejamento estratégico.

QUANDO UMA COMPANHIA OPTA POR SOLUÇÕES DE COMUNICAÇÃO MAIS SOFISTICADAS, TAMBÉM PRECISA SE VALER DE UMA CONSULTORIA TÉCNICA MAIS ESPECIALIZADA?
Sim, isso é importante. Se faz necessário, se não fundamental, ter um projeto da solução, que pode ser produzido por recursos internos ou externos.

QUAIS SÃO OS GRANDES DIFERENCIAIS DA RHOX NO QUE SE REFERE À FILOSOFIA COMERCIAL E AO ATENDIMENTO?
Somos uma empresa com mais de 18 anos de mercado. Temos grande conhecimento técnico dos produtos que comercializamos, além de engenharia e laboratório próprios para ajudar nossos integradores em seus projetos.

A ASHLY DESENVOLVE EQUIPAMENTOS COMO MESAS DE MIXAGEM DE ÁUDIO QUE PERMITEM APLICAÇÕES E EFEITOS MUITO SOFISTICADOS. O USO DESSE TIPO DE TECNOLOGIA MAIS AVANÇADA EM AUDITÓRIOS E SALAS DE CONFERÊNCIA JÁ É COMUM NO MERCADO CORPORATIVO BRASILEIRO?
A Ashly desenvolve e fabrica equipamentos de áudio, incluindo amplificadores, processadores de sinal (DSP) e mesas de mixagem de áudio. O mercado corporativo brasileiro, em geral, ainda não está ciente da importância da qualidade que advém da tecnologia mais recente, em detrimento do equipamento de baixo custo. A questão não é a sofisticação do equipamento, mas a tecnologia envolvida. Muitas vezes, um equipamento mais tecnológico é bem mais simples de instalar e usar.

NA LINHA DA MARANTZ, ENTRE OUTRAS MARCAS, EXISTEM SOLUÇÕES PROFISSIONAIS QUE PODEM SER UTILIZADAS ATÉ EM GRANDES PRODUÇÕES AUDIOVISUAIS. NOSSAS EMPRESAS TÊM ABSORVIDO ESSA TECNOLOGIA QUE, ATÉ ENTÃO, SEMPRE ESTEVE MAIS RESTRITA À PRODUÇÃO DE SÉRIES, FILMES ETC.?
De modo geral, a tecnologia, inicialmente, fica disponível para os grandes estúdios, que querem qualidade e recursos e podem pagar pelos preços dos lançamentos. Mas, com o tempo, os custos vão caindo e essa tecnologia é gradativamente absorvida pelos pequenos estúdios, pequenas empresas e até pelo usuário doméstico.

O EMPRESÁRIO BRASILEIRO JÁ ENTENDEU QUE ESSE MAIOR NÍVEL DE SOFISTICAÇÃO TEM RESULTADOS PRÁTICOS NO DIA-A-DIA DE UMA CORPORAÇÃO?
De modo amplo, acho que não. Ainda estamos privilegiando o baixo custo, e isso tem seu preço nas especificações técnicas, que, claro, serão mais modestas.

QUE SETORES JÁ ESTÃO UTILIZANDO OS EQUIPAMENTOS COMERCIALIZADOS PELA RHOX?
Temos muitos exemplos de sucesso com a venda de nossos equipamentos de AV, incluindo em segmentos como: hospitais, tribunais e escolas. Com integrador, temos um ótimo projeto em andamento, com boas possibilidades de fechar. Trata-se de um parque temático no sul do país.

Rhox Networking

Site: express.rhox.com.br

E-mail: express@rhox.com.br

Fone: (61) 3051-5800

Veja Também