Relevância dos aplicativos depende de funcionalidades como a facilitação de tarefas

Atualização constante também é essencial para evitar que os seus usuários descartem o aplicativo

Os apps se tornaram parte de nossas vidas, assim como o meio mais fácil de termos acesso a informações e serviços. Entre os apps mais populares do momento, segundo a empresa Apptopia, constam nomes muito conhecidos de todos nós, como: TikTok, Instagram, Facebook, WhatsApp e Snapchat (todos de redes sociais), além do Spotify e o Zoom.

De acordo com Danilo Brizola, CEO da Snowman Labs, isso se dá porque essas ferramentas proporcionam uma moeda de troca, assim como uma funcionalidade imprescindível. O problema é que, ao longo dos anos, as pessoas vão adicionando uma série de apps a seus smartphones, e muitos deles acabam ficando inativos pela falta de uso, apesar de consumirem espaço na memória dos aparelhos.

Se você se relaciona com clientes por meio de um app, é preciso evitar que a ferramenta se torne obsoleta ou desnecessária, o que levará a seu descarte. Danilo Brizola tem boas dicas para evitar que o seu aplicativo caia em desuso ou se torne irrelevante com o passar do tempo.

Facilitação e atualização

Se é um aplicativo de loja, lembre-se de proporcionar um cash back ou desconto em compras feitas por meio do app, além de uma promoção exclusiva para uso da ferramenta. Segundo Danilo, esses benefícios ajudam a fidelizar o cliente e manter o aplicativo relevante.

A facilitação de tarefas é outro recurso interessante. Como destaca o especialista, apps de bancos ou do Detran, por exemplo, são simplificadores de tarefas cotidianas complicadas. Assim, pense em como você pode facilitar a vida de seu usuário, e se as dificuldades dele dizem respeito apenas a um pequeno grupo de pessoas, ou à maioria delas.

Alguns aplicativos, como de corrida, possuem uma competição dentro deles, aferindo quem atinge objetivos estipulados pela plataforma. Tudo isso dá status dentro do próprio APP, o que gera desejo de consumo.

Por fim, a atualização constante é outra prioridade. Nunca deixe a plataforma se tornar obsoleta em relação às demais. Procure atualizações, converse e faça pesquisa com seus usuários para ver o que eles querem ver por lá.