Sugestões de Luminárias Yamamura para aproveitar o Verão

Refúgios de Férias: Sugestões de Luminárias Yamamura para aproveitar o Verão

A arquiteta Isabella Nalon e a designer de interiores Sula Miranda abrem as portas de uma linda casa de veraneio e indicam peças incríveis de iluminação

A estação mais alto astral do ano vem se aproximando e traz com ela uma vontade enorme de aproveitar as férias. Piscina, varanda gourmet, jardim, quintal… esses ambientes combinam muito com essa época do ano, repleta de diversão. Por isso, a escolha da casa que ilustra a campanha de dezembro da Yamamura fica na cidade de Itu, interior paulista, e leva a assinatura da arquiteta Isabella Nalon com decoração da cantora e designer de interiores Sula Miranda. Frescos e conectados com a natureza, os espaços ficam ainda mais especiais com a seleção de luminárias bem distribuídas por todos os lugares.

Sugestões de Luminárias Yamamura para aproveitar o Verão
Da esq. para a dir. Abajur em juta e madeira; Balizadores com led integrado para valorizar as áreas externas, especialmente de jardins (Imagens: Emerson Rodrigues)

Confira algumas dicas e inspirações!

Iluminação em Pauta – Entrevista com Isabella Nalon e Sula Miranda

Em refúgios de férias, como equilibrar luzes naturais e artificiais?

IN: “Sempre procuro contar com o máximo de luz natural, tendo grandes aberturas e vãos tanto em paredes como tetos. Para o anoitecer, busco trabalhar com uma iluminação artificial mais aconchegante e quente, pensando que a residência será usada em dois momentos, nas horas de relaxamento e nos dias em que a casa estará cheia de gente, em clima de festa”.

O que não pode faltar numa casa de veraneio?

SM: “Não pode faltar muita cor para trazer alegria e remeter aos momentos de descanso e festa. Por ser um lugar de lazer, priorizo os elementos naturais, dos móveis aos tecidos. Na praia, vale usar tons e elementos do mar, como conchas e cordas. No campo, adoro a madeira e as tonalidades terrosas, sempre dando preferência ao que o cliente gosta”.

Sugestões de Luminárias Yamamura para aproveitar o Verão
Salas de tv e de estar com pendentes e luminária de piso da Yamamura (Fotos: Emerson Rodrigues)

Quando entra em cena o projeto luminotécnico?

IN: “Ele deve ser proposto junto com a decoração. Eu mesma cuido disso e costumo trabalhar em cima do layout e da marcenaria. O projeto luminotécnico é um dos mais importantes, podendo valorizar os ambientes ou atrapalhar todo o projeto arquitetônico. É essencial pensar na iluminação para os diferentes momentos do dia”.

Como combinar os acabamentos?

SM: “Os tecidos mais leves e resistentes à agua são as escolhas mais assertivas para os estofados. Para as cortinas, gosto dos tecidos neutros e suaves, como o linho. Na seleção das luminárias, gosto de coordenar o tom das peças com a paleta da decoração. Elas dão um toque especial ao ambiente e oferecem um efeito surpreendente. Cada cantinho merece a luminária certa, mas confesso que amo um abajur, pois sempre resulta em aconchego”.

Sugestões de Luminárias Yamamura para aproveitar o Verão
Variados Pendentes Yamamura em diversos cantinhos da casa (Crédito: Emerson Rodrigues)

O que você valoriza na escolha de uma luminária?

IN: “Hoje, está muito em alta o estilo industrial e o cobre, além dos materiais naturais com ares de brasilidade. Sempre o que manda é o estilo do cliente e as definições do projeto de decoração. Em geral, eu gosto de usar luminárias contemporâneas e naturais, mas, sobretudo, práticas de manter e duráveis”.

Que materiais e tipos de luminária você costuma usar?

SM: “Nas casas de praia, dou preferência aos elementos naturais, como as luminárias de cerâmica e madeira. No campo, onde não há maresia, os metalizados são bem-vindos. Gosto de adotar peças de cobre, ferro e também os tons terrosos”.

You don't have permission to register

Cadastre-se e faça parte de nossa lista VIP!

Obtenha vantagens e descontos especiais de nossos parceiros.