Decoração para quarto de gêmeos

Segundo Renata Assarito e Camila Marinho, do Studio M&A Arquitetura, tendência candy colors e decoração clean combinam plenamente com o quarto de gêmeos

Poucas emoções se comparam à de planejar o quartinho de uma filha ou filho. Imagine, então, como ficam os corações dos papais e mamães na hora de idealizar um quarto para gêmeos! A questão é que, junto com a alegria e a motivação, essa situação traz alguns desafios, que um bom projeto de decoração pode solucionar com graça e estilo.

Renata Assarito e Camila Marinho, sócias-fundadoras do Studio M&A Arquitetura (escritório especializado em quartos infantis com mais de 5 mil seguidores no Instagram) têm ampla experiência no assunto e acreditam que, mesmo que a família só disponha de um cômodo para os irmãos/irmãs, é possível criar um espaço agradável, confortável e que agrade a todos.

“A maior dificuldade é manter a personalidade de cada um”, diz Renata. “Como são gêmeos e têm a mesma idade, fica mais fácil fazer um projeto do que quando é um quarto de irmãos com idades opostas, por exemplo. É necessário conversar com as crianças, entender o que cada uma gosta e tentar fazer uma mistura de tudo sem deixar a delicadeza de lado”.

Tons neutros e candy colors

Para cumprir a missão, uma dose de planejamento, aliada a algumas dicas pontuais, é algo que faz a diferença. Pensar a longo prazo é um dos conselhos das arquitetas.  Elas recomendam optar por móveis de tons neutros, que poderão ser reaproveitados em futuras redecorações, deixando as cores para os detalhes.

“Foque nas almofadas, puxadores coloridos e papéis de parede, que são itens baratos e fáceis de serem trocados”, diz Renata. “Os mobiliários, por sua vez, são mais caros”.

Investir na tendência candy colors é outra boa pedida para esse tipo de projeto. Os tons pastéis são ótimas opções para quartos infantis em geral e são superindicados para quartos de gêmeos, pois conferem ao cômodo uma atmosfera clean.

“Tons como azul claro, rosinha ou verde suave dão a sensação de bem-estar e paz, além de proporcionarem um ar mais juvenil”, destaca Camila Marinho, também sócia-proprietária do escritório. “Além disso, também costumamos combinar com papel de parede com flores ou animações, sempre combinando, claro, com o perfil das crianças”.

Bichinhos

Muito presentes no imaginário infantil, os bichinhos também devem ser inseridos no décor. Cadeiras com encostos de borboleta ou penteadeiras com orelhinhas de gato sempre agradam aos pequenos. “Essa técnica combina muito bem com cores clarinhas e pastéis, trazendo o ar de delicadeza”, observa Renata. “A dica é seguir uma decoração clean, pois se trata de duas pessoas que, apesar de novinhas, provavelmente terão gostos diferentes. Assim, invista no básico para agradar todo mundo”.

Por fim, não deixe de fazer um bom aproveitamento do espaço, sempre preservando a individualidade de cada um. “Se possível, opte por uma bicama, para que as crianças tenham mais espaço para brincar no quarto”, conclui Camila. “Pode funcionar até com uma cama auxiliar para receber um amigo ou a própria mãe ou pai. Se for ter penteadeira, por exemplo, melhor que seja uma para cada, do lado da cama. Apesar de serem gêmeos e da mesma idade, é preciso prezar pela individualidade”.