O que são homebots ou robôs domésticos

Alunos do sétimo ano do Colégio Visconde de Porto Seguro são responsáveis pela construção do protótipo dos jogos

Boas ideias, inovação e vontade de contribuir na construção de um mundo melhor. Estes são alguns dos ingredientes que motivaram os alunos do sétimo ano do Colégio Visconde de Porto Seguro, jovens com 12 anos de idade, a desenvolverem o Projeto de Programação de Robôs em Nuvem. A iniciativa, desenvolvida em sala de aula, deu origem ao protótipo de um jogo desenvolvido para auxiliar no aprendizado das crianças que precisam ficar hospitalizadas e longe da escola por um determinado tempo.

O resultado deste projeto poderá ser visto no PORTO.KOMM, primeiro congresso feito por jovens líderes no Brasil. Apresentado em três idiomas (português, alemão e inglês), o evento acontecerá no dia 28 de setembro simultaneamente nos Câmpus Morumbi, Panamby e Valinhos, com três frentes: palestras, simulações diplomáticas e feira de empreendedorismo.

O Projeto de Programação de Robôs em Nuvem utilizou o Office 365, da Microsoft, para documentar as informações e o One Drive para o armazenamento de arquivos. No fim das pesquisas, os estudantes desenvolveram uma apresentação especial, além de um relatório baseado nos conceitos STEAM (Science, Technology, Engineering, Arts e Mathematics). “O objetivo dessa ação é demonstrar a ideia do jogo no software Doblocks, permitindo que os alunos aprendam os conceitos de programação, e mostrar aos estudantes como a tecnologia pode nos ajudar a criar uma solução de alto impacto para as pessoas”, explica Joice Leite, Coordenadora Institucional de Educação Digital do Colégio e idealizadora do projeto com os alunos.

Para completar as tarefas, os estudantes tiveram como desafio trabalhar conceitos de programação em Nuvem e, ao mesmo tempo, construir um jogo que levaria conhecimentos para outras crianças. “Nossos alunos entenderam a ideia de que as coisas não nasceram prontas e puderam levar conhecimentos de leitura, matemática e história, entre outros temas, a crianças hospitalizadas”, diz Joice.

O projeto é uma parceria do Colégio com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) e a Universidade de São Paulo (USP). Este é um dos projetos que fará parte do PORTO.KOMM, iniciativa pioneira do Colégio Visconde de Porto Seguro que inspira alunos a compartilharem novas pesquisas, projetos e ideias inovadoras que visam melhorar o mundo com propostas de empreendedorismo sustentável, diálogo intercultural e tecnologia. As apresentações envolverão diferentes competências, como tecnologia educacional, empreendedorismo e simulações diplomáticas.

AGENDA:

Data: Sábado, 28 de setembro de 2019
Horário: das 9h às 14h
Local: Campi Morumbi, Panamby e Valinhos

Entrada Gratuita