portabilidade dos sistemas de automação residencial

A portabilidade dos sistemas de automação residencial

Cada vez mais simples e acessíveis, soluções de automação podem “se mudar” com você para uma nova propriedade

Por José Assunção Júnior

Ao longo destes anos atuando no mercado de automação residencial, encontrei inúmeras pessoas que desejam ter uma casa conectada, mas vivem em casas alugadas, por acharem que não vale a pena investir em um imóvel que não é seu. Elas imaginam que, para implantar um sistema de automação, é necessária uma infinidade de cabos, quadros de dispositivos ou alterações na elétrica existente.

Esta visão dos sistemas de automação era correta até pouco tempo atrás, quando os sistemas eram caros e complexos e exigiam uma empresa especializada e um técnico para instalar e configurar, além de uma infraestrutura dedicada e um curso de graduação para operar. A tecnologia só estava disponível para imóveis novos ou de alto padrão.

SEM COMPLICAÇÕES

Hoje, já podemos falar em “portabilidade” do sistema de automação residencial. Sistemas com dispositivos sem fios, que não necessitam ser “instalados”, ou seja, dispensam furos em paredes, passagem de novos fios, substituição de interruptores etc. Eles podem ser adquiridos por preços muito acessíveis e o próprio morador pode instalá-los e configurá-los facilmente, via smartphone.

Estes sistemas permitem que alguém que aluga uma casa possa instalar os dispositivos e comandar, por voz ou smartphone, iluminação, equipamentos, eletrodomésticos e sistemas de segurança eletrônica. Se for mudar de casa, basta levar o sistema para a nova moradia, como qualquer eletrodoméstico. Só é preciso ter uma rede Wi-Fi disponível.

Outra facilidade desses sistemas é a possibilidade de adquirir a quantidade de dispositivos necessários, sempre que surgir o desejo ou a necessidade. Ou seja: se o morador mudar de um pequeno apartamento para uma residência maior, poderá adquirir mais dispositivos para integrar o sistema e atender a uma quantidade maior de circuitos ou equipamentos.

Em virtude da facilidade de instalação e da portabilidade, estes sistemas de automação podem se tornar uma boa opção para um presente de casamento, para um jovem casal que inicie sua vida em comum, um jovem que tenha sua primeira experiência de morar sozinho, um idoso que tenha uma vida independente ou para quem almeja a experiência de uma casa conectada sem grandes investimentos.

Este e outros artigos você encontra na edição 174 da revista ‘Áudio & Vídeo – Design e Tecnologia

You don't have permission to register

Cadastre-se e faça parte de nossa lista VIP!

Obtenha vantagens e descontos especiais de nossos parceiros.