PANASONIC APRESENTOU ROBÔ DE “COMPANHIA” NA CES 2017

Aparelho imita movimentos humanos e consegue se comunicar de forma natural com pessoas

Texto: Redação

Foto: Divulgação

A Panasonic desenvolveu um robô de “companhia” com movimentos humanos e capacidade de comunicação. O robô, ainda um protótipo, e esteve no stand da Panasonic na Consumer Electronic Show 2017 (CES), em Las Vegas.

O robô tem um formato parecido ao de uma casca de ovo, que, quando aberta, revela um projetor embutido. O aparelho se move para frente e para trás, para cima e para baixo. Seus recursos e sua destreza têm o objetivo de imitar movimentos humanos e inspirar as pessoas a interagirem com ele. Toda essa agilidade é possível graças à tecnologia de servo controle, desenvolvida pela Panasonic.

Além disso, a voz do aparelho aumenta a sensação de realidade. por ter a voz e o projetor embutido que trabalham juntos para criar uma comunicação natural que estimula o apego do proprietário. O robô é equipado com função Wi-Fi que acessa tecnologia de processamento de linguagem natural baseada em inteligência artificial. Isso permite que se comunique de maneira clara e amigável.

O robô consegue acessar e usar dados da nuvem e se comunicar com outros robôs em locais diferentes. Graças ao projetor embutido, o robô pode ser usado para aprendizado à distância e outros propósitos.

“Este teste é uma extensão das inovações da Panasonic em robótica, que incluem soluções de bateria e energia, visão, sensores, soluções de navegação e controle de movimentos em um design novo e atraente. Um esforço da Panasonic para demonstrar serviços de rede com interface amigável.”, disse TakahiroIijima, diretor do Escritório de Estratégia de Design da Panasonic na América do Norte.

Especificações técnicas:

Robô de companhia Panasonic

Dimensões
Diâmetro: Até 290 mm (9,5 polegadas);
Altura: Até 485 mm (1,5 pé);
Peso 3,7 kg (8,1 lb.);
Velocidade: até 3,5 km/h (2,1 mph);
Bateria Íon-lítio;
Capacidade: 11,1 V 6600 mAh;
Tempo de operação: Aproximadamente 6 horas;
Sensores Câmera 8 M pixel CMOS × 1, sensores por infravermelho × 5;
Motores Rodas: Motor DC controlado por modulação por largura de pulso × 4;
Pescoço: Servo motor controlado por feedback × 3;
Projetor WVGA+ (854 × 480), 50 lumens;
Linguagem: Inglês;
Processador eSO 1,2 GHz 64/32-bit quad-core ARM Cortex-A53, UNIX OS;
Conectividade wireless Wi-Fi: IEEE 802.11 a/b/g/n (2,4GHz/5GHz);
Bluetooth: Versão5.

 

 

Veja Também