PALESTRA SOBRE BIOHACKING SERÁ DESTAQUE NA IOT LATIN AMÉRICA 2018

0
Foto: (Shutterstock.com)

A feira acontece no final de agosto em São Paulo

Durante a  IoT Latin America 2018, feira internacional da Internet das Coisas, que acontecerá no Transamerica Expo Center, em São Paulo, nos dias 29 e 30 de agosto, o professor-doutor Wagner Sanchez, diretor acadêmico a FIAP (Faculdade de Informática e Administração Pública), ministrará palestra sobre Biohacking e demonstrará novos dispositivos de interface homem-máquina durante o evento.

Segundo Sanchez, várias tecnologias de biohacking já são estudadas no mundo inteiro. Algumas delas já são utilizadas ainda de forma primitiva e em pequena escala, mas muitas empresas e instituições já possuem programas de pesquisas nesta área. “O biohacking e as interfaces humano-máquinas integram atualmente uma grande área de pesquisa que promete revolucionar e amplificar, de forma drástica, as capacidades humanas que podem ser auxiliadas pela capacidade cognitiva e de processamento das máquinas. Hoje temos alguns caminhos, de certa forma “primitivos”, de integração entre o ser humano e as máquinas, mas as principais empresas de tecnologia do mundo possuem programas de pesquisa nesta área”, explica o professor.

Ele também aponta e comenta sobre as inúmeras aplicações do biohacking. “Imagine lentes de contato que podem amplificar sua acuidade visual e até mesmo mostrar informações de inteligência diretamente no seu campo de visão, ou um chip que pode ser implantado em seu cérebro e que vai aumentar a sua capacidade de fazer cálculos e resolver problemas de lógica, ou, ainda, transmitir o que você está pensando para outra pessoa sem precisar usar a fala. Logo, quem sabe, poderemos fazer o download de conhecimentos e habilidades específicas diretamente da internet para a sua memória. Tudo isto vem sendo pesquisado hoje em diversas universidades do mundo inteiro”, conta.

Para o especialista, em breve a humanidade poderá vencer doenças através da interface com as máquinas. “Em breve, teremos nano-robôs injetados em nossa corrente sanguínea que realizarão cirurgias, atuarão preventivamente para a cura de doenças ou até mesmo, dispositivos que vão auxiliar o nosso corpo a se desgastar menos”, prevê.

Para quem se interessou em participar da palestra, as inscrições já estão abertas podem ser feitas diretamente no site do evento clicando aqui.