TVs Premium em 2020

Por Igor Krauniski Fotos Divulgação

Os novos televisores premium chegam com tecnologias inovadoras e muitos recursos interessantes

Anualmente, a CES, principal evento de tecnologia do mundo, é considerada o marco inicial do ano para o setor. Realizada todos os anos em janeiro, a feira se adianta ao apresentar as principais novidades e tendências das fabricantes que serão destaques no ano, principalmente na área de televisores. Neste ano, as inovações das telas, que ressignificam o papel das TVs nas casas das pessoas, foram alguns dos elementos que mais chamaram a atenção dos visitantes nos estandes.

As TVs que enrolam e se escondem dentro do móvel ou, então, os painéis tão finos que podem ser transformados em obras de arte são alguns dos exemplos do que foi apresentado. Essas soluções comprovam os investimentos constantes das fabricantes em tecnologias de ponta, com o intuito de permitir oferecer produtos cada vez mais diferenciados aos consumidores.

Os televisores podem ser considerados verdadeiras obras de arte

Total controle de iluminação

Todas essas inovações são possíveis por conta dos avanços das telas OLED. Considerada a mais avançada do mercado pela mídia especializada internacional, a tecnologia conta com pixels que se autoiluminam e, assim, eliminam a necessidade de camada de iluminação traseira existente nos painéis LED. A diferença entre as duas tecnologias garante experiências diferentes aos consumidores.

Enquanto a OLED tem o controle total de iluminação, uma vez que os pixels acesos são os realmente necessários para a formação da imagem, as telas LED têm a iluminação feita por uma camada de backlight, que é controlada por zonas, dessa forma, o preto da imagem não consegue ser tão preciso.

Já as telas OLED garantem o preto puro e cores muito mais vibrantes por oferecerem um controle total de iluminação. Além da experiência de imagem superior, as telas OLED contam com painéis mais finos e flexíveis, que possibilitam o desenvolvimento de soluções cada vez mais surpreendentes, como as vistas na CES esse ano.

Bem fina

A linha OLED Gallery Series, por exemplo, conta com modelos de apenas 20 milímetros de espessura. Além disso, vêm com suporte de parede projetado especialmente para que os aparelhos sejam instalados bem rentes à parede, evitando sombras e transformando os televisores em verdadeiras obras de arte.

Agora, passado o evento, o mercado já começa a se questionar quais tecnologias serão realmente lançadas ao mercado e, principalmente, quando elas chegarão ao Brasil. As telas OLED já são uma realidade no mercado de TVs premium brasileiro. A LG detém grande fatia do mercado nacional, assim como mundial. É a marca que mais vende TVs OLED no mundo há 7 anos consecutivos. As novidades relacionadas a essa tecnologia na CES, como por exemplo a TV enrolável, chegarão primeiro nos Estados Unidos e na Coreia.

Aqui no país, a LG já se prepara para trazer a linha OLED Gallery Series, com modelos de apenas 20 milímetros de espessura, além dos seus modelos 8K, com o diferencial de oferecer um maior número de telas grandes em seu portfólio com a tecnologia, com oito modelos que variam de 65” a 88”, tanto nas tecnologias NanoCell quanto na OLED.

Igor Krauniski é gerente geral de produtos televisores da LG Electronics do Brasil