O PODER DAS CORES CLARAS

0
Foto: (Por Photographee.eu/ Shutterstock.com)

Por: Wanderley Ribeiro

Arquitetas explicam que ambientes decorados com tons claros podem trazer sensação de amplitude e leveza

De acordo com um estudo realizado pelo Sindicato de Habitação de São Paulo, Secovi – SP, cerca de 42,6% dos imóveis em lançamento para venda na capital paulistana, são apartamentos compactos, com menos de 45m². A pesquisa aponta uma tendência sobre a preferência de muitas pessoas em morar sozinhas.

Devido a isso, muitos especialistas do ramo de design explicam que, saber escolher as cores e os itens de decoração é essencial para valorizar um ambiente. Afinal, a casa, muitas vezes pode retratar a personalidade do morador. E a décor certa pode transmitir sensações agradáveis aos visitantes.

“Mas se você não sabe qual a cor ideal para o ambiente, seja casa ou apartamento pequeno, que você quer decorar ou redecorar, cores claras como branco, tons pasteis, cinza, podem ser suas melhores amigas”, enfatizam as arquitetas Alessandra Ceceli e Elizabeth Braido, diretoras da Braido Ceceli Incorporadora e Arquitetura.

Alessandra ainda explica que cores claras podem clarear o espaço, principalmente em casos com falta de iluminação natural, muito comum em apartamentos compactos, por exemplo. Além disso, esse tipo de pintura traz sensação de amplitude ao ambiente.

“Branco e tons pasteis, refletem a luz seja natural ou não, e por conta dessa “magia”, valorizar tons mais claros em ambientes pequenos ou pouco iluminados, vai fazer com que fique mais agradável e passe sensação de amplitude e de ambiente arejado”, ressalta.

Entretanto, Elizabeth orienta que mesmo as cores claras, sendo uma opção mais fácil para não errar, é preciso atenção. Segundo ela, se a escolha e execução não forem bem feitas, podem acabar tirando a personalidade do ambiente e tornando o espaço entediante.

“Se for uma sala, por exemplo, a dica para quem ainda não tem muita habilidade, é colocar almofadas coloridas, ou escolher objetos de decoração que tenha cores que você gosta. Para os mais ousados, um sofá colorido vai ser a estrela da sala”, afirma.

Para exemplificar, a arquiteta dá uma dica de substituição do branco pelo cinza. Para ela, a cor transmite sensação de sobriedade e pode casar bem com objetos coloridos. “Esta é uma alternativa para ambientes com geometria e em estilo moderno, já que a cor transmite elegância e originalidade”, conta Braido.

Para finalizar, a profissional indica como cores perfeitas para os quartos e banheiros, o azul e o lilás.  “Essa mesma dica é válida para quartos de bebês e banheiros, neste último, o branco passa a sensação de higiene e limpeza”, encerra.

 

Veja Também