Em um momento muito promissor, segmento de games também oferece boas oportunidades de investimento no Brasil
Fotos Shutterstock.com (por KateStudio) e Divulgação
O mercado de games está a todo vapor e se afirma como uma boa oportunidade investimento não apenas no exterior, mas também no Brasil. Em 2020, o setor obteve um crescimento de 12% de faturamento em relação ao ano anterior, atingindo uma receita de US$ 126,6 bilhões. Os números são apresentados no novo relatório da SuperData (departamento de análise e pesquisa da Nielsen Games, uma das gigantes da indústria do entretenimento).
É claro que o cenário de pandemia contribuiu para turbinar esse nicho de mercado (outra constatação feita pelo relatório). Em janeiro e fevereiro, foi registrado um aumento de apenas 6%. Porém, um crescimento significativo de 14% foi registrado a partir de março, quando as quarentenas passaram a vigorar em todo o mundo.
Momento propício
“Por ser um segmento pensado para as pessoas ficarem dentro de casa, os jogos acabaram sendo um caminho usado por muitos como meio de distração, posicionando o mercado de games como um dos poucos que teve impacto positivo dentro de uma pandemia de escala mundial”, acredita Thiago Alves, head of partnerships da equipe de jogos Red Canids.
Embora, em nosso país, o segmento de games esteja longe de atingir o seu potencial máximo – o que requer uma série de aprimoramentos –, os números parecem sugerir que a área é altamente promissora para as empresas investir, aliando as potencialidades oferecidas pelos games com o tipo de serviço/produto que oferecem.
Como observa Alves, grandes conglomerados de tecnologia, como Google, Amazon e Apple, recentemente lançaram novas plataformas e aplicaram bilhões neste mercado, atentas à mudança estrutural do que o consumidor busca para passar o tempo. Os jogos ofereceram uma grande vantagem, já que são acessíveis e oferecem um bom custo-benefício.
Uso educativo
Ainda segundo Alves, tanto profissionais que almejam atuar neste segmento como empresas interessadas em conhecer e entender melhor este universo devem aproveitar esse momento para investir, já que irão encontrar um mercado cheio de oportunidades e um público ávido por consumir.
Além de ser patrocinadora do time de eSports Red Canids, o Centro Universitário Internacional Uninter oferece dois cursos para os futuros profissionais que desejam ingressar neste mercado do entretenimento: graduação em Design de Games e especialização em Games e Gamificação na Educação.
“Acho fundamental os jogos serem usados como pilar da educação”, conclui Alves. “Há muitos desenvolvedores criando aplicativos e jogos de caráter educativo, porque hoje as crianças e jovens são capazes de adquirir conhecimento além do modelo tradicional, e a instituição de ensino que está apta para inserir atividades de games, certamente terá um atrativo a mais que trará grande retorno”.